Talvez o ponto turístico mais famoso de Roma, o Coliseu carrega nada menos do que cerca de 1.900 anos de história. Antigo palco de combates entre gladiadores e de lutas de animais, o anfiteatro foi bastante depredado ao longo do tempo, mas ainda surpreende por sua magnitude. A estação Colosseo do metrô (linha B) fica ao lado do monumento e é uma forma prática de se chegar ao local. A visita ao Coliseu tem entrada paga e durante o passeio é possível ter uma ideia de como funcionavam as atividades por lá. Durante o tour, se prepare para subir e descer muitas escadas e principalmente para se surpreender com a arquitetura e a construção do local.

O ingresso para o Coliseu também serve como entrada para o Fórum Romano, por isso, a dica aqui é correr para a bilheteria do Fórum – sempre menos concorrida do que a do Coliseu – caso encontre muitas filas no local. O Fórum Romano, aliás, é outro passeio essencial para quem deseja desbravar a Roma Antiga. Hoje em ruínas, o Fórum Romano era o local onde a vida acontecia em Roma. Além dos templos e edifícios comerciais, era ali que funcionava toda a vida política da cidade.

Ao lado do Fórum Romano fica o Palatino, monte onde, segundo a lenda, os irmãos Rômulo e Remo foram criados por uma loba e, posteriormente, onde surgiria Roma. O passeio pelo Palatino (a entrada também é paga) exerce verdadeiro fascínio entre os visitantes, graças à capacidade de construção dos romanos antigos. Em meio às ruínas é impossível não refletir sobre o quanto da história da humanidade foi influenciada por esse local. O destaque aqui fica por conta das casas de Augusto, antigo imperador de Roma, e de Lívia, sua esposa. (B.Q.)

Imagem ilustrativa da imagem Conhecendo a Roma Antiga
Palco de uma das cenas mais famosas do cinema com o filme La Dolce Vita, de Federico Fellini, a Fontana di Trevi atrai uma infinidade de turistas