Imagem ilustrativa da imagem COMPORTAMENTO - A rede social do momento
| Foto: Foto: Gina Mardones
"Você não vai conseguir audiência se as fotos do seu feed não estiverem bonitas", ensina Carol Tognon



Depois de cerca de um ano levando o blog unicamente como hobby, a londrinense Carol Tognon decidiu se profissionalizar. Foi atrás de cursos e consultoria no Sebrae e em cinco anos se transformou em uma das grandes influenciadoras digitais do País. Está entre os 25 nomes que compõem o Fhits, a plataforma que reúne blogueiras como Camila Coelho, Lalá Noleto e Fabiana Justus, além de celebridades como Cleo Pires, Alice Salazar e Bruna Tenório.

"Hoje esse negócio de blogueira que só faz look do dia não rola, é muito difícil. É preciso produzir mais conteúdo. Uma digital influencer é a menina que passa conteúdo e que está em todas as redes sociais", explica Carol. Advogada por formação, mas sem nunca ter exercido a profissão, ela começou o blog justamente durante a faculdade. "Não sabia que queria aquilo mesmo ou se iria para um curso de moda, mas já tinha estudado três anos, não ia parar. Então pedi para o meu irmão criar um blog pra mim", lembra.

Como estreou antes do boom das blogueiras, Carol só foi perceber que tinha milhares de leitores quando instalou uma ferramenta que contabilizou 30 mil acessos em um mês. "Seis anos atrás isso era muita coisa, hoje tenho bem mais", afirma. Só no Instagram são mais de 272 mil seguidores (@carolinatognon), que acompanham a rotina da digital influencer em suas viagens e coberturas de eventos de moda.

"O Instagram é a maior rede social do momento", enfatiza Carol. Não por acaso, ela está preparando um curso batizado de Instagram para Negócios. "É um curso inovador indicado para empresas, blogueiras e quem quiser conhecer um pouco mais dessa rede. Os clientes dessas pessoas estão no Instagram, só precisam saber mexer", adianta.

Com um perfil no Instagram desde 2012, Carol conta que hoje ganha mais dinheiro lá do que no próprio blog. "Todas as minhas fotos são pensadas. Demoro cerca de duas horas para postar uma foto, entre saber se está boa, ver os erros, colocar o filtro. Você não vai conseguir audiência se as fotos do seu feed não estiverem bonitas", ensina. Além dela, outras quatro pessoas trabalham na equipe que abastece suas redes sociais diariamente. No Instagram são em média quatro fotos por dia, com intervalos estratégicos entre uma e outra.

Carol cita uma estatística publicada pela revista Forbes, de que "a interação do Instagram é 58 vezes maior que o Facebook", diz. "É a rede social que mais traz resultado e no curso vamos ensinar os macetes, os conteúdos e os melhores aplicativos. Como vender um post e quanto cobrar", avisa a blogueira.