''Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.'' A frase da escritora Clarice Lispector ilustra bem o sentimento de Heverly Morais, agrônoma que fundou e coordena o grupo de caminhadas Londrinapé. Ela conta que a ideia surgiu junto com alguns amigos que também adoravam fazer caminhadas e decidiram estender a atividade para outras pessoas que tivessem o interesse em caminhar, conhecer novos lugares e fazer novas amizades.
Para que o acesso às informações sobre o local e o horário da atividade fosse fácil, o grupo criou um blog. ''Lá os interessados podem obter todo tipo de informação sobre a próxima caminhada. Foi a maneira mais fácil que encontramos de divulgar o projeto e também convidar as pessoas'', define.
''Nosso grupo é aberto e livre para quem quiser participar'', explica. Para que não haja nenhum problema durante o percurso, Heverly salienta que é preciso estar apto para o exercício e obter as informações sobre o trajeto que será realizado, além de se atentar para o grau de dificuldade do percurso. ''Costumamos fazer as trilhas em estradas rurais e o percurso quase sempre é maior do que 10 quilômetros'', avisa.
Heverly afirma que é um prazer encontrar os amigos todo domingo de manhã para caminhar. ''Sempre conheço gente nova e fiz muitos amigos. Isso já nos rendeu percursos mais elaborados e viagens em grupo para o Machu Picchu, Cânion Guartelá e circuitos do vale europeu'', revela.
Ela enfatiza que o grupo atua de forma informal. ''Não tem chefe, é um grupo de amigos que adora fazer caminhadas, já chegamos a caminhar com 70 pessoas'', diz. Sair da rotina e conversar com os amigos estão entre os pontos fortes para a agrônoma. ''Minha vida mudou totalmente, todo fim de semana é um percurso diferente com pessoas diferentes'', comemora.

Serviço
Grupo Londrinapé
www.londrinape.blogspot.com.br