Quando pensamos em um cachorro de grande porte, a primeira imagem que vem à mente é a de um animal em um quintal espaçoso. Com o aumento de famílias que moram em apartamentos, porém, é maior o número de cães médios ou grandes que vivem em pequenos espaços.
De acordo com o médico veterinário Gilberto Saito, a perda repentina de espaço causa estresse, por isso os passeios têm a importante função de distrair o animal. ''Cachorro estressado é sinônimo de dono estressado e pode também causar o estresse dos vizinhos'', diz Saito. Conforme ele, mudanças comportamentais podem ser desencadeadas pelo estresse. ''Há animais que uivam e latem em excesso por conta disso'', destaca. Problemas de saúde como dermatites também podem estar associados ao pequeno espaço e ao ócio do animal. ''O passeio ocupa o tempo do animal e o distrai, isso é fundamental independentemente do tamanho do cachorro.''
Os proprietários de cães de grande porte em apartamentos devem deixar para o animal um espaço onde ele possa dormir confortavelmente e se distrair. Além disso, ele deve ter acesso aos demais cômodos. ''Tem cachorro que quando deita e estica as patas fica com mais de um metro e meio de comprimento. Não dá para colocar um animal deste tamanho para dormir num banheiro ou numa área de serviço apertada'', justifica. Segundo ele, para os machos a convivência em pequenos espaços é mais difícil porque eles são territorialistas - neste caso o ideal é castrá-los.
De acordo com o veterinário, os animais que vivem em apartamentos grandes também precisam se exercitar fora de casa. ''Mesmo que tenha espaço para o animal brincar, é importante sair de casa com ele. Caminhada dentro do apartamento não serve como exercício'', explica.
Em função do grande número de animais que moram em apartamento, algumas empresas de alimentação para pet possuem rações especiais que reduzem o cheiro e a quantidade das fezes.
Cuidados com carrapaticidas, vacinação em dia e vermífugos também devem ser tomados, já que estes animais geralmente têm acesso a camas, sofás e possuem um contato muito próximo com o dono.
De acordo com Saito, um cachorro que nunca morou em casa se adapta mais fácil em apartamento, mas ao comprar um filhote de raça grande é importante que a pessoa se lembre que ele vai crescer. ''Quanto mais a pessoa passear com o animal, melhor. Quem tem um cachorro assim precisa saber que vai precisar dedicar um tempo do seu dia para o animal'', explica. O veterinário lembra que um cachorro filhote tem mais necessidade de brincar em espaços abertos do que um animal idoso. Portanto, o ideal é que o proprietário tenha esta consciência.
Raças
Entre as raças de cães, há algumas mais ativas e outras mais calmas. O veterinário informa que é importante pesquisar se as características da raça desejada se encaixam no espaço disponível para o animal. ''Nem sempre um cachorro de raça pequena se adapta a um apartamento. O beagle, por exemplo, pode ser considerado pequeno, mas é muito agitado e dificilmente viveria bem num apartamento'', diz.
Algumas raças que são adequadas para apartamento são shitzu, lhasa apso, poodle, pequinês, bichon frisé e maltês. Saito afirma que estas raças geralmente são mais fáceis de se adaptar, mas esta não é uma regra. ''Cada cachorro é um indivíduo, as personalidades são diferentes. Geralmente, os shitzus são calmos, mas há exceções'', explica.
A questão da guarda responsável também é importante. ''Se a pessoa mora numa casa com espaço e resolve comprar um dogue alemão, ela precisa ter consciência de que não poderá mudar para um apartamento nos próximos dez anos', destaca, acrescentando que este é o tempo médio de vida de um animal de porte gigante.


Imagem ilustrativa da imagem Cachorro precisa de espaço
| Foto: Ricardo Chicarelli
A empresária Sandra Moreira mantém seu chow chow no apartamento, mas não descuida dos passeios: ''Saímos duas vezes por dia''