Engana-se quem pensa que os cuidados com a beleza só fazem bem do lado de fora. Por dentro, a autoestima também é beneficiada quando a imagem vai bem no espelho. A esteticista Rúbia Muriel, de Londrina, relata que os procedimentos, por mais simples que sejam, ajudam a proporcionar uma sensação de bem-estar às clientes, seja após situações de estresse, problemas de saúde ou mesmo perda familiar. "A pessoa, às vezes, está deprimida e depois de um tratamento de estética passa a se ver melhor, a se sentir melhor", comenta a profissional.

Rúbia observa que as mulheres têm buscado ressaltar cada vez mais a beleza natural. Isso inclui, por exemplo, o contorno de uma sobrancelha ou mesmo aplicações de toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, em determinadas áreas do rosto. "Ninguém mais quer ficar com o rosto esticado. Tudo o que elas estão procurando agora é sutil. Hoje, o menos é mais", salienta.

Para manter o aspecto jovial, Rúbia alerta que a frequência aos salões de beleza e clínicas de estética é interessante, mas que é importante que as clientes também façam a lição de casa. É neste ponto que entram o uso de produtos de qualidade e uma boa alimentação. "A pele, por exemplo, precisa receber cuidados diários. A mulher pode fazer uma plástica ou um tratamento com dermatologista ou esteticista, mas é preciso que ela tenha um cuidado com a pele em casa. Isso faz com que esta pele esteja preparada e que a durabilidade dos procedimentos seja maior", pontua a esteticista, ao assinalar que, hoje, também há uma série de dicas caseiras que podem ser utilizadas por quem não tem condições de ir sempre às clínicas de beleza.

"Algumas pessoas não passam nem o filtro solar e isso é prejudicial à saúde delas. O próprio mercado da beleza faz propaganda dos produtos, mas não orienta. Ainda falta informação sobre o assunto", diz Rúbia.(Antoniele Luciano/Reportagem Local)