Entre as tendências quando se fala em papel de parede está o "composê", que mistura papéis diferentes. "O ideal neste caso é escolher dois tons iguais, mas de estampas diferentes para que o ambiente não fique carregado", explica Nathalia Montans.
A arquiteta Lilian Simões comenta ainda que os papéis com estampa de listras são ótimos para todos os ambientes. "Eles nunca saem de moda". Outra estampa que está sempre em alta são as adamascadas, com figuras mais clássicas. Já os papéis florais costumam ser mais utilizados em quartos de adolescentes e de crianças.
De acordo com Nathalia Montans, as pessoas ainda são conservadoras na hora de escolher a estampa do papel de parede. "O ambiente onde costuma-se ousar mais é o lavabo. As pessoas acreditam que é um cômodo mais difícil de enjoar."
Segundo Lilian, a dica na hora de decorar é utilizar os papéis apenas em uma parede em ambientes maiores e em todo o cômodo em ambientes menores como halls e lavabos, por exemplo. Além disso, segundo ela, observar as cores também é importante. "Em geral usa-se cores claras quando a intenção é passar a sensação de amplitude", recomenda. Já as cores mais fortes passarão a impressão de um ambiente menor. (B.Q.)