Fathma Archello
Fathma Archello | Foto: Ricardo Chicarelli

Mãe, filha e professora brincam com a proposta de um grupo de bailarinas fazer uma foto de figurino em meio à neve do Central Park, na cidade de Nova York, nos EUA. Essa conversa e os risos se desenrolaram na recepção do Ballet Karina Rezende, zona leste de Londrina, escola que leva 11 alunos para o Concurso de Ballet VKIBC (Valentina Kozlova International Ballet Competition). A disputa começou na segunda-feira (18) e entre os entusiasmados selecionados está Fathma Archello, 17, a bailarina acostumada a sonhar, apesar das dificuldades.

"O balé sempre foi meu sonho. Desde que me entendo por gente eu estou envolvida com dança. Entrei para uma escola aos 10 anos e vim para cá em 2015", revela a jovem. Acreditar que chegaria a uma competição internacional poderia parecer loucura, mas para a mãe, Sônia Archello, 47, nada é impossível. "Eu acreditei no sonho da minha filha e nós conseguimos.”

Sônia cuida sozinha da filha desde que ficou viúva há 13 anos. Nesse período, sofreu com desemprego, recebeu cesta básica, trabalhou como diarista e contou com muita ajuda de amigos para cuidar da menina caçula entre os quatro filhos. Apesar disso, nunca deixou de incentivá-la, o que Fathma lembra muito bem. "No começo foi difícil, tinha que ir a pé para o balé, a gente fazia uma caminhada longa, porque não tinha dinheiro para ônibus", revela a jovem.

Para custear as despesas da viagem, o grupo de pais realizou promoções. Além disso, Sônia contou com a ajuda da família e parcelou as passagens e hospedagem em 10 vezes. Ela já prevê onde vai ter que apertar as contas para pagar a dívida. "Vou chorar por conta disso? Não. Isso moveu tudo, é Deus na nossa vida e eu ainda vejo uma grande porta abrindo", vislumbra.

* Um dos principais pontos turísticos de Nova York e possui área de 843 acres

* Ideia que uma pessoa almeja com veemência e paixão