Zé Ramalho: cantor e compositor une psicodelismo e regionalismo, cidade grande e sertão
Zé Ramalho: cantor e compositor une psicodelismo e regionalismo, cidade grande e sertão | Foto: Divulgação



A voz grave, agreste e inconfundível de Zé Ramalho e as composições apocalípticas do paraibano fazem parte da memória afetiva dos brasileiros desde que o cantor e compositor surgiu no cenário nacional em 1978 com o atemporal hit Avohai. Os quarenta anos de trajetória renderam uma turnê comemorativa que será apresentada em Londrina neste sábado (11), às 21 horas, no Teatro Marista. O espetáculo conta com apoio do Grupo Folha de Comunicação.
Sucessos como "Chão de Giz", "Frevo Mulher", "Admirável Gado Novo", "Entre a Serpente e a Estrela" e "Sinônimos", fazem parte do set list do show que tem rodado o País. No palco, Zé Ramalho se apresenta acompanhado da Banda Z, formada por Chico Guedes (contrabaixo), Zé Gomes (percussão), Vladmir Oliveira (teclados), Edu Constant (bateria) e Toti Cavalcanti (sopros).

Desde o lançamento do primeiro álbum solo, Zé Ramalho tem traçado uma ponte que une Pink Floyd e Beatles a Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, entre tantos outros artistas de diferentes vertentes sem perder a essência nordestina que domina sua obra. O artista une cidade grande e sertão, psicodelismo e regionalismo, mostrando o Nordeste brasileiro conectado ao universo musical contemporâneo e cosmopolita.

Zé Ramalho ultrapassou a barreira de um milhão de discos vendidos, com o êxito fenomenal de "Entre a Serpente e a Estrela", que fez parte da trilha sonora de uma novela da Rede Globo. Sua história com a dramaturgia televisiva sempre rendeu grandes frutos, incluindo o fenômeno de retornar às paradas de sucesso com uma mesma música, "Admirável Gado Novo", incluída na trilha de O Rei do Gado, conectando o artista à juventude brasileira e fazendo o CD da novela vender nada menos do que três milhões de cópias, um recorde que permanece inalcançável.

Ao lado dos amigos Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, Zé Ramalho protagonizou, em 1996, um dos projetos mais bem sucedidos da música brasileira, O Grande Encontro. Show que atraiu multidões em apresentações em todo o país e gerou o lançamento de um disco ao vivo, que vendeu mais de 500 mil cópias. A continuação do projeto, rendeu outras duas turnês vitoriosas, um CD de estúdio e outro gravado ao vivo, que alcançaram a marca de 480 mil unidades vendidas, recebendo o disco de ouro e o de platina. Outro marco na carreira do artista foi uma apresentação histórica no Rock In Rio 3 junto com Elba Ramalho e que foi assistida por mais de 50 mil pessoas, em 2001.

Um dos álbuns de maior sucesso na discografia conta com mais de 30 títulos: o CD "20 Anos – Antologia Acústica" (1996), com aproximadamente dois milhões de cópias vendidas e vencedor do Prêmio Sharp como melhor projeto gráfico. Este disco deu início a uma trilogia que seguiu com "Nação Nordestina", um mapeamento da história musical e política da sua região natal, indicado ao Grammy Latino de melhor álbum regional e, Estação Brasil: um passeio pelo cancioneiro nacional. Zé Ramalho também lançou songbooks homenageando Raul Seixas (2011), Bob Dylan (2008) e Luiz Gonzaga (2009), Jackson do Pandeiro (2010) e Beatles (2011). Seu mais recente disco 'Voz e Violão - 40 Anos de Música, lançado no ano passado.

Serviço:
Zé Ramalho – Tour 2017
Quando – Sábado (11), às 21 horas
Onde – Teatro Marista (R. Cristiano Machado, 240)
Quanto – R$ 130 a R$ 380