Quem canta seus males espanta. O velho ditado popular há tempos enaltece os benefícios que o hábito de soltar a voz melodicamente proporciona. Melhora da autoestima, superação da timidez e socialização estão entre as conquistas de quem se aventura no mundo da música. Nessa viagem vocal, cantores e cantoras (amadores ou profissionais) contam com a preciosa ajuda das professoras de canto, profissionais especializadas em aprimorar vozes e talentos.
Aos 82 anos, Walkyria Ferraz é a maior referência em canto lírico na região de Londrina. Com mais de três décadas ministrando aulas na cidade, ela já perdeu as contas de quantos alunos orientou. "Foram bem mais de mil, mas a conta exata eu não tenho", afirma.
Homenageada no ano passado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadã Honorário de Londrina pelos serviços prestados a inúmeros artistas da cidade, dona Walkyria afirma que qualquer pessoa pode aprimorar sua forma de cantar. "É claro que algumas pessoas já têm um talento nato. Mas a afinação, a percepção musical e o ritmo podem ser desenvolvidos mesmo por quem não tem afinidade com a música. Basta ter disciplina", ressalta.
Através de solfejos (cantar os intervalos musicais com a professora acompanhando a escala no piano) e exercícios respiratórios, os alunos são convidados a descobrirem características da própria voz. "Acho fascinante trabalhar a voz. Muitas vezes a pessoa chega aqui triste e sai alegre depois da aula. O canto é capaz de mudar o estado emocional da pessoa e em muitos casos acaba funcionando com uma terapia", enfatiza.
Na sala de aula da professora, o piano divide espaço com um espelho e inúmeras partituras musicais. "O espelho é fundamental para que a pessoa observe sua postura e sua articulação, pois a voz é resultado de um trabalho corporal por completo", diz.
Apesar de ter alunos que conseguiram se destacar no cenário musical nacional e internacional, dona Walkyria afirma que a maioria das pessoas não procura a aula de canto para fins profissionais. "Poucos conseguem se projetar nessa área, mas cantar é uma atividade tão prazerosa e transformadora que acaba fazendo com que muita gente se dedique a essa arte mesmo que não seja para seguir carreira na área. Além disso, a técnica vocal também é recomendada para quem deseja melhorar a fala. Já atendi políticos, pastores e professores", relata.
Dona Walkyria também é professora dos integrantes do Grupo Chorus formado por seis cantores que fazem turnês pelo Brasil e contabilizam diversas apresentações em outros países como China, Argentina e Chile. "Cantar muda a vida de uma pessoa. É um processo de redescoberta do mundo e do próprio corpo. Todo mundo deveria aprender a cantar", afirma Miriam Hosokawa, cantora do Grupo Chorus. (Leia mais na página 4)