A 36ª edição da Semana Literária e Feira do Livro Sesc, que visa debater sobre a literatura em seu potencial de diálogo, abordando tanto as novas tecnologias quanto a multiplicidade cultural típica da contemporaneidade, segue com extensa programação até domingo (24) em todo Paraná que pode ser conferida em www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/londrina/. Nesta quinta-feira (21), às 19h30, no Sesc Cadeião Cultural, acontece lançamento de livros de quatro escritores de Londrina e região: Vinicius Lima, Vivian Campos, Beatriz Bajo e Sueli Lazari.

"O Sonho da Capivara", lançado pela Rubra Cantoneira Editorial, apresenta um novo caminho traçado pelo poeta londrinense Vinícius Lima. Na obra, o homem reaparece como mais um personagem dentro da complexa teia da vida, em que o humano e o não humano dialogam e se contaminam a todo o momento. Seguindo uma postura antiantropocêntrica, cada poema trata das relações de alteridade entre o eu-lírico e o mundo natural.

Em "Sobre nossas línguas a carne das palavras", uma espécie de diário ontológico impreciso, a escritora paulistana radicada em Londrina, Beatriz Bajo, registra uma tentativa de resgatar sóis e reacender estrelas que estão sendo acalmadas no fazimento da geleia real cotidiana. Para isso, resolve rasgar verbos em versos 'vomitados' de ira contra o processo da educação - mascada tantas vezes em suas experiências em sala de aula – bordando motivos em um diário de peregrinações do ser por e para dentro de si.

Reunindo três séries de textos, "O Gato Comeu sua Lua?", pela Editora Madrepérola,é a obra de estreia da publicitária londrinense Vivian Campos. O trabalho é um compilado de minicrônicas, escritas predominantemente no formato de diálogos, sem narrador, que retratam a intimidade e o peso do pensamento. A escrita fluida e direta - influenciada pelo formato para internet, onde a autora também publica -, retrata situações banais que podem resultar em eventos incomuns, surpreendentes e até frustrantes.

Para homenagear a cultura e a arte paranaenses, o Sesc Paraná organizou uma coletânea de contos infantis. Composta por dez autores paranaenses, a coletânea traz a jovem autora de Rolândia, Sueli Lazari Scatolin, com a narrativa "Uma Aventura em Morretes". Farmacêutica de formação, Sueli conta que "nasceu na roça" e que o gosto pela leitura e escrita a acompanham desde as primeiras séries da escola. A expectativa é publicar ainda este ano seu primeiro romance.

Serviço:
Lançamento de livros
Quando: Quinta-feira (21), às 19h30
Onde: Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52)
Quanto: Gratuito
Programação completa: www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/londrina/