VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Segunda-feira, 24 de Julho de 2017
Folha 2
18/10/2012

Uma semana de artes

Mostra artística promovida pelo Sesc de Londrina começa neste sábado e prossegue até o dia 27 reunindo exposições, oficinas, espetáculos teatrais, sessões de cinema e shows musicais

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois
Anderson Coelho
Natália Turini: exposição de fotografia conceitual pode ser a última mostra da artista na cidade

Uma extensa programação artística vai movimentar Londrina a partir deste sábado na mostra ''Palco Giratório / Aldeia Terra Vermelha'', promovida pelo Sesc mesclando atrações locais e nacionais em atividades gratuitas.

Há desde oficinas de animação para crianças até shows musicais, espetáculos teatrais, exposições de pintura, instalações, sessões de vídeo, contação de histórias e bate-papos literários. O Sesc concentrará a maioria dos eventos, dividindo uma parte com o Teatro Filo, a Casa de Cultura da UEL, o Aterro do Lago Igapó e o Colégio Roseli Piotto.
O elenco de convidados ''de fora'' reúne o grupo Caixeiras do Divino, de São Luís (MA); a Cia. Plágio de Teatro, de Brasília (DF); a Cia. Mútua de Teatro, de Itajaí (SC); a Orquestra Paranaense de Viola, de Cascavel (PR); além das companhias teatrais curitibanas Parabolé e Café Com Leite.
A novidade deste ano é o dia de abertura da mostra, batizada ''Over12'', cuja programação terá 12 horas ininterruptas - das 14h às 2h da madrugada de domingo.
''Neste primeiro dia, haverá atividades para públicos de todas as idades e interesses'', assinala Yuka Toyama Borges, uma das organizadoras. Entre as atrações está a exposição fotográfica ''Objetiva Plateia'', de Natália Turini, que será inaugurada às 14 horas no Espaço Cultural do subsolo do Sesc. A série traz 13 imagens de espetáculos teatrais realizados em Londrina entre 2006 e 2010.
''Mas não são fotos convencionais, não são registros das peças'', avisa ela. ''Há imagens feitas a partir da plateia e outras feitas a partir do palco, algumas em preto e branco e outras em vermelho. Todas trazem texturas e efeitos especiais partindo para um lado mais abstrato e conceitual'', explica.
O público poderá visitá-la até o dia 15 de novembro. Será provavelmente a última exposição da artista na cidade, já que ela está de mudança para Jaú (SP).
Outra atividade programada para a ''Over12'' é a oficina de desenho animado para crianças, conduzida por Thais Arcangelo e dirigida para alunos de 7 a 12 anos. ''É um curso de introdução no qual os participantes aprendem os princípios básicos do cinema e da animação stop motion incluindo as técnicas, o desenvolvimento de personagens, a criação de roteiro livre e a produção coletiva de uma animação'', explica a artista.
Thais desenvolve o curso desde 2006, quando teve o projeto aprovado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). Durante dois anos, levou a oficina para os jardins João Turquino e Maracanã, ambos na Zona Oeste. Posteriormente passou a realizá-la na loja Ciranda.
O segmento audiovisual foi contemplado no ''Over12'' também com uma ''Oficina de Sensibilização Cinematográfica'', que será ministrada por Luiz Mioto; além de projeções de vídeos de Helder Maxwhite e Mess Rocha.
A programação traz ainda, entre outras atrações, uma ''Oficina de Pinhole'' (fotografia artesanal) com Edson Vieira; instalações de Rogério Ghomes e Lúcia Mariana Franzin; bate-papo com os escritores Felipe Pauluk e Leonilda Bissochi Freitas; e shows de Karen Debertólis, Caixeiras do Divino e Zazou Blus. Isso só no primeiro dia - e de graça.

Serviço:
- Mostra Artística Aldeia Terra Vermelha
Quando - De sábado (20) até 27 de outubro
Onde - Sesc (R. Fernando de Noronha, 264), Casa de Cultura da UEL/Divisão de Artes Cênicas (Av. Celso Garcia Cid, 205), Teatro Filo (Rua Cuiabá, 39), Aterro do Lago Igapó e Colégio Roseli Piotto
Quanto - Gratuito
Informações - (43) 3305-7800 e www.sescpr.com.br

Leia Também:

PROGRAMAÇÃO
Nelson Sato
Reportagem Local
NOTÍCIAS RELACIONADAS
CONTINUE LENDO

Barão Vermelho comemora 30 anos

Banda, que estava ausente dos palcos desde 2007, se reúne para celebrar três décadas do lançamento do primeiro disco

Assine a Folha de Londrina
EDITORIAS
PolíticaGeralMundoCidadesEconomiaEsporteFolha 2OpiniãoFolha MaisEleições 2016Índice de Notícias
SEÇÕES
ChargeColunistasIndicadoresTempoHoróscopoEdição DigitalGaleria de FotosClassificadosCadernos EspeciaisPromoçõesLoteriasVídeos
SEMANAIS
Folha GenteCarro & CiaImobiliária & CiaSaúdeEmpregos & ConcursosFolha CidadaniaNorte PioneiroMercado DigitalFolha RuralEspecialCozinha & Sabor
CLASSIFICADOS
VrumLugar CertoFolha ClassificadosDiversos
SERVIÇOS
ComercialArquivoCapa do ImpressoExpedienteFale ConoscoClube do AssinanteAviso LegalPolítica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoQuem SomosGuia GastronômicoAssine Já!
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados