Uma extensa programação artística vai movimentar Londrina a partir deste sábado na mostra ''Palco Giratório / Aldeia Terra Vermelha'', promovida pelo Sesc mesclando atrações locais e nacionais em atividades gratuitas.
Há desde oficinas de animação para crianças até shows musicais, espetáculos teatrais, exposições de pintura, instalações, sessões de vídeo, contação de histórias e bate-papos literários. O Sesc concentrará a maioria dos eventos, dividindo uma parte com o Teatro Filo, a Casa de Cultura da UEL, o Aterro do Lago Igapó e o Colégio Roseli Piotto.
O elenco de convidados ''de fora'' reúne o grupo Caixeiras do Divino, de São Luís (MA); a Cia. Plágio de Teatro, de Brasília (DF); a Cia. Mútua de Teatro, de Itajaí (SC); a Orquestra Paranaense de Viola, de Cascavel (PR); além das companhias teatrais curitibanas Parabolé e Café Com Leite.
A novidade deste ano é o dia de abertura da mostra, batizada ''Over12'', cuja programação terá 12 horas ininterruptas - das 14h às 2h da madrugada de domingo.
''Neste primeiro dia, haverá atividades para públicos de todas as idades e interesses'', assinala Yuka Toyama Borges, uma das organizadoras. Entre as atrações está a exposição fotográfica ''Objetiva Plateia'', de Natália Turini, que será inaugurada às 14 horas no Espaço Cultural do subsolo do Sesc. A série traz 13 imagens de espetáculos teatrais realizados em Londrina entre 2006 e 2010.
''Mas não são fotos convencionais, não são registros das peças'', avisa ela. ''Há imagens feitas a partir da plateia e outras feitas a partir do palco, algumas em preto e branco e outras em vermelho. Todas trazem texturas e efeitos especiais partindo para um lado mais abstrato e conceitual'', explica.
O público poderá visitá-la até o dia 15 de novembro. Será provavelmente a última exposição da artista na cidade, já que ela está de mudança para Jaú (SP).
Outra atividade programada para a ''Over12'' é a oficina de desenho animado para crianças, conduzida por Thais Arcangelo e dirigida para alunos de 7 a 12 anos. ''É um curso de introdução no qual os participantes aprendem os princípios básicos do cinema e da animação stop motion incluindo as técnicas, o desenvolvimento de personagens, a criação de roteiro livre e a produção coletiva de uma animação'', explica a artista.
Thais desenvolve o curso desde 2006, quando teve o projeto aprovado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). Durante dois anos, levou a oficina para os jardins João Turquino e Maracanã, ambos na Zona Oeste. Posteriormente passou a realizá-la na loja Ciranda.
O segmento audiovisual foi contemplado no ''Over12'' também com uma ''Oficina de Sensibilização Cinematográfica'', que será ministrada por Luiz Mioto; além de projeções de vídeos de Helder Maxwhite e Mess Rocha.
A programação traz ainda, entre outras atrações, uma ''Oficina de Pinhole'' (fotografia artesanal) com Edson Vieira; instalações de Rogério Ghomes e Lúcia Mariana Franzin; bate-papo com os escritores Felipe Pauluk e Leonilda Bissochi Freitas; e shows de Karen Debertólis, Caixeiras do Divino e Zazou Blus. Isso só no primeiro dia - e de graça.

Serviço:
- Mostra Artística Aldeia Terra Vermelha
Quando - De sábado (20) até 27 de outubro
Onde - Sesc (R. Fernando de Noronha, 264), Casa de Cultura da UEL/Divisão de Artes Cênicas (Av. Celso Garcia Cid, 205), Teatro Filo (Rua Cuiabá, 39), Aterro do Lago Igapó e Colégio Roseli Piotto
Quanto - Gratuito
Informações - (43) 3305-7800 e www.sescpr.com.br


Leia Também:

PROGRAMAÇÃO