Malva é uma garotinha que vive xeretando a poção mágica da avó que faz as pessoas voarem
Malva é uma garotinha que vive xeretando a poção mágica da avó que faz as pessoas voarem | Foto: Reprodução


Mesmo em tempos de animações hiper-realistas, a simplicidade também pode encantar e despertar a simpatia do público. Essa é a proposta de "Bruxarias". Filmado em stop-motion, o longa dirigido pela espanhola Virginia Curiá preserva os traços artesanais e tem cara de desenho à moda antiga - certamente o seu maior charme.

As cores vivas, as belas paisagens e o jogo de luzes contribuem para enriquecer a identidade visual da história de Malva, uma garotinha curiosa de olhos arregalados, que vive xeretando as fórmulas secretas de sua avó.

Em um trailer repleto de ervas, plantas e pozinhos, a curandeira esconde grande tesouro: uma poção capaz de fazer qualquer coisa voar.

Com o sonho de entrar para uma equipe de parapente, Malva coloca as mãos na receita que tanto procurou e acaba provocando uma baita confusão. A partir daí, o roteiro estabelece uma contraposição interessante entre magia e tecnologia; entre tradição e modernidade.

De um lado, os segredos milenares guardados pela ordem das bruxas. Do outro, as transformações desencadeadas pela internet e pelo celular, acessório inseparável da menina de 10 anos.

Com a missão de resgatar a avó - sequestrada por uma inescrupulosa empresária do ramo farmacêutico que pretende patentear todas as fórmulas mágicas -, Malva parte numa aventura cheia de diversão e descobertas.

A controvérsia fica por conta do ritmo da narrativa. Muito mais próximo ao de uma fábula, pode parecer arrastado e tedioso aos olhares acostumados à velocidade frenética de algumas animações recentes.

De fato, os 78 minutos de projeção não passam voando. Há cenas e personagens desnecessários, que, além de não acrescentarem, tornam a trama confusa em determinados momentos. A coragem e a determinação da garotinha também não combinam com tanta manha.

Isso sem falar nos caracóis falantes. Simpáticos à primeira vista, os fiéis escudeiros de Malva testam a paciência dos espectadores conforme a trama se desenrola.
Os tropeços, porém, não comprometem o conjunto de "Bruxarias", que carrega uma mensagem sensível sobre a relação entre avós e netos e ganha pontos ao escolher um caminho bem menos convencional do que aquele trilhado por grande parte dos filmes infantis.