Um rapaz que convida a ex-namorada para um passeio inusitado e, no caminho, prepara algumas surpresas, é o mote para o curta-metragem ''Venha Ver o Pôr do Sol'', que estreia hoje, às 22h, no Bar Valentino, dentro da programação da Festa Funk-Me.
Releitura do conto homônimo de Lygia Fagundes Telles, o curta explora de forma sutil um certo ar de mistério que envolve a história, aparentemente simples e corriqueira. A filmagem é resultado da Oficina de Realização em Cinema oferecida pela Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina). O projeto contou com a colaboração de 31 alunos, incluindo alguns de Cambé, Rolândia e cidades próximas a São Paulo, além de seis instrutores.
Protagonizado por Mayara Dionisio e Guilherme Kirchheim, o filme sugere envolvimento do espectador, incitando-o a descobrir e recriar o contexto da obra. Um convite irrecusável aos amantes de Lygia, e uma surpresa de percepções e sensações aos que desconhecem seu estilo.
Dividido em quatro módulos - Direção e Roteiro, Direção de Fotografia, Direção de Arte e Produção -, o curso foi realizado durante três finais de semana. ''Esse enfoque prático é bastante interessante e, pelo curto período de realização, os alunos têm que aprender a driblar as dificuldades que envolvem uma produção de cinema'', comenta Felipe Augusto Almeida de Oliveira, responsável pelas aulas de direção de arte.
Pelo grupo eclético de participantes, que envolveu desde estudantes do ensino médio até aposentados, assim como profissionais de áreas correlacionadas, Oliveira destaca que cada vez mais as pessoas estão interessadas pela ''expressão cinematográfica''. ''Isso motiva bastante o nosso trabalho'', acrescenta Oliveira, que é formado em artes visuais pela Unopar e desde 2007 integra a equipe da Kinoarte.
O filme foi rodado em Rolândia e em Londrina e conta com trilha sonora original do músico Eduardo Lopes Touché, além de cartaz da designer Katy Kakuko, integrante da oficina. Paralelamente à estreia do filme, haverá uma exposição com fotos de still de Valéria Felix e Day Castro, e objetos de cena em uma vitrine na Casinha do Valentino. Após a exibição, a Kinoarte promove mais uma edição da festa Funk-Me, com discotecagem de Ed Groove, Tito Maia e dbeat.
O curta deverá ser exibido na Mostra Londrina de Cinema, provavelmente em setembro, e inscrito em outros festivais. No ano passado, o curta ''Do Outro Lado do Rio'', resultado de oficina realizada pela Kinoarte em Aracaju (SE), foi selecionado para o Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Serviço
- Exibição do curta-metragem 'Venha Ver o Pôr do Sol' e Festa Funk-me
Quando - Hoje, às 22h
Onde - Bar Valentino (Av. Faria Lima, 486), em Londrina
Quanto - Ingressos a R$ 5