VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Segunda-feira, 24 de Julho de 2017
Folha 2
21/12/2011

Um olhar especial sobre as crianças

Jovem com Síndrome de Down lança calendário ilustrado hoje em Londrina

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois
Luciano Oliveira/Divulgação
Elias Haddad: fotógrafo também trabalha como garçom e atua no grupo de teatro Gtpaê

O brinde distribuído neste fim de ano aos clientes da loja Ciranda, em Londrina, terá um toque especial. Será um calendário de mesa ilustrado com fotos das atividades realizadas ao longo do ano no local.

A novidade é que o autor da imagens, Elias Haddad, 22 anos, tem de Síndrome de Down e foi diagnosticado com catarata na infância (ele perdeu a visão do olho direito). O lançamento será hoje às 10h com exposição de fotos.
''Esse é o sexto calendário que faço'', diz o rapaz. ''No primeiro fiz fotos de Londrina; no segundo fiz de aves, pôr-do-sol e ipês; no terceiro fiz fotos de amigos; no quarto fiz de pontos turísticos da cidade; no quinto fiz fotos de lanches; e agora fiz de crianças brincando e participando de oficinas.''
Os três primeiros calendários foram vendidos - o último contou com patrocínio e foi distribuído gratuitamente, o que ocorrerá também com a edição 2012. O interesse pela fotografia surgiu depois de Elias ganhar uma câmera antiga da avó. Em seguida, a família contratou a fotógrafa Sílvia Frantz para ensiná-lo as principais técnicas da arte.
Posteriormente, ele foi presenteado com uma máquina mais potente pelo fotógrafo Caximbo, que passou a capacitá-lo em seu aprendizado. ''O Caximbo foi muito importante porque ofereceu um estágio em seu estúdio para o Elias mostrando-lhe como se deveria fazer para obter melhor qualidade no trabalho'', conta a mãe Maria do Carmo, professora da UEL.
A ideia de confeccionar os calendários surgiu durante sessões com a terapeuta ocupacional Maria Madalena Morais Sant'Anna, que propôs o projeto visando sua inserção no mercado profissional. Além da dedicação à fotografia, Elias trabalha três dias por semana como garçom no Restaurante Tempero e atua no grupo de teatro Gtpaê (Grupo de Teatro para Atores Especiais), que apresentou um novo espetáculo no final de novembro.
A tiragem inicial do calendário é de 2 mil exemplares. Os interessados podem passar na loja e pegar o seu.

Serviço:
- Lançamento de calendário e abertura de exposição de fotos de Elias Haddad
Quando - Hoje às 10h
Onde - Loja Ciranda (Rua Jorge Velho, 190), em Londrina
Informações - (43) 3324-6030
Nelson Sato
Reportagem Local
CONTINUE LENDO

Missão previsível

''Missão Impossível - Protocolo Fantasma'' traz muita ação em ritmo acelerado, mas peca no roteiro

CRÔNICA - Celebrando a vida

''Jamais imaginaria que, entre as produções, uma cartinha tão singela fosse tocar tanto o coração dela''

'Natal do Amor' apresenta canto coral sacro

Além da presença do papai Noel, haverá apresentação do Coro Esperança com repertório sacro contemporâneo

Assine a Folha de Londrina
EDITORIAS
PolíticaGeralMundoCidadesEconomiaEsporteFolha 2OpiniãoFolha MaisEleições 2016Índice de Notícias
SEÇÕES
ChargeColunistasIndicadoresTempoHoróscopoEdição DigitalGaleria de FotosClassificadosCadernos EspeciaisPromoçõesLoteriasVídeos
SEMANAIS
Folha GenteCarro & CiaImobiliária & CiaSaúdeEmpregos & ConcursosFolha CidadaniaNorte PioneiroMercado DigitalFolha RuralEspecialCozinha & Sabor
CLASSIFICADOS
VrumLugar CertoFolha ClassificadosDiversos
SERVIÇOS
ComercialArquivoCapa do ImpressoExpedienteFale ConoscoClube do AssinanteAviso LegalPolítica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoQuem SomosGuia GastronômicoAssine Já!
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados