Ecologia combina com poesia, melhor ainda se a combinação for ricamente ilustrada, como no caso de "Natureza Viva", livro editado pela Crescer Propaganda, que será lançado nesta segunda-feira (20), a partir das 19h30, no Baiano – Rei da Batida, na Gleba Palhano, em Londrina (PR).
Os poemas são de Nelson Capucho, as ilustrações do artista plástico José Carlos Castro ou simplesmente Castro, como é conhecido. Tanto o poeta quanto o ilustrador são conhecidos em Londrina, onde atuam há mais de 30 anos, o primeiro como jornalista, o segundo como publicitário.
Nas ilustrações, as incursões do artista pelas mídias digitais deram origem a uma obra refinada que enche os olhos de adultos e crianças. Segundo Castro , "Natureza Viva", estimula "o olhar amoroso na direção do meio ambiente e das artes". Em contato com o livro, acredita o artista, "adolescentes e adultos encantam-se com o universo oculto em galhos, folhas e sementes", que se revela em surpreendentes esculturas.
O material utilizado nas obras foi recolhido pelo artista em praças, parques, ruas e matas, após ser descartado pela natureza. As peças, fotografadas e tratadas graficamente, ganharam vida nova nos pôsteres apresentados em exposição realizada em um shopping center de Londrina (PR). Castro teve então a ideia de convidar o poeta Nelson Capucho para criar poemas inspirados nas esculturas e produzir o livro "Natureza Viva". "Os poemas são, na verdade, complementos para as extraordinárias criações do Castro", diz Capucho. Já o parceiro acrescenta que "os versos são fundamentais para a proposta". Castro acredita que o livro poderá ser utilizado como modelo em atividades escolares "para ampliar a capacidade de percepção e despertar a criatividade dos alunos tanto nas artes plásticas quanto na literatura."

Serviço:
Lançamento de "Natureza Viva", de Castro & Nelson Capucho
Local: Rei da Batida (Av. Ayrton Senna, 1055 – Galeria do Edifício Palhano Square Garden)
Data: segunda-feira (20)
Horário: a partir das 19h30