Mart’nália: canções inéditas de Geraldo Azevedo, Tereza Cristina e Zélia Duncan e regravações de hits de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Lupicínio Rodrigues e do pai Martinho da Vila
Mart’nália: canções inéditas de Geraldo Azevedo, Tereza Cristina e Zélia Duncan e regravações de hits de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Lupicínio Rodrigues e do pai Martinho da Vila | Foto: Divulgação



Não havia estação mais propícia para Mart´nália lançar seu novo álbum: "+ Misturado". Descontraído e solar, o novo CD da cantora carioca tem a cara do verão. Após passear pelo terreno pop no disco "Não Tente Compreender" (2012) e retornar à roda de bambas em "Mart´nália em Samba" (2014), a artista conseguiu equalizar harmoniosamente seu talento como sambista e suas inquietações em busca de sonoridades mais contemporâneas. Editado pela gravadora Biscoito Fino, o recém-lançado trabalho reúne canções inéditas assinadas por Geraldo Azevedo, Tereza Cristina e Zélia Duncan e regravações de hits compostos por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Lupicínio Rodrigues e pelo pai Martinho da Vila.

O caldeirão sonoro de Mart´nália.Suingue continua marcado pela leveza. Após ter álbuns produzidos por grandes feras da música popular brasileira como Caetano Veloso (Pé do Meu Samba - 2002), Maria Bethânia (Menino do Rio – 2006) e Djavan (Não Tente Compreender – 2012), a cantora entregou a produção de seu mais recente álbum a seis competentes músicos: Arthur Maia, Claudio Jorge, Dadi, Humberto Mirabelli, Ivan Machado e Zé Ricardo. O resultado é uma saborosa mistura musical que pode ser apreciada nas 14 faixas do CD.

O repertório é aberto com o contagiante samba "Ninguém Conhece Ninguém", música composta e gravada por Martinho da Vila e, 1970. O autor divide o microfone com a filha em arranjo que destaca a percussão rítmica. Mart'nália também deu nova roupagem a "Tempo de Estio", ode ao Rio de Janeiro gravada por Caetano Veloso em 1977. Ainda no terreno das regravações, a carioca imprime batuques adicionais a "Linha do Equador", sucesso de Djavan composto em parceria com Caetano Veloso. E ainda surpreende ao emprestar menor dramaticidade a dois temas do gaúcho Lupicínio Rodrigues: "Ela Disse Me Assim" e "Loucura". Ainda no terreno da delicadeza, a cantora dá voz à "Estrela", pérola de Gilberto Gil lançada em 1981 e a "Si Tu Pars" música gravada em 2005 pelo cantor e compositor do congo Lokua Kanza, que canta sua obra em dueto com a brasileira.

Na seara das canções inéditas, Mart´nália comanda a roda na faixa "Ouvi Dizer", partido alto que marca a primeira parceria entre os sambistas Teresa Cristina e Mosquito. Outro samba inédito que merece destaque é "Se Você Disser Adeus", assinado pelo baiano José Carlos Capinam juntamente com Geraldo Azevedo, cantor convidado para interpretar a faixa com a cantora carioca. Ainda surfando nas ondas da leveza, Mart´nália canta suas musas sensuais em "Sem dó" (Rodrigo Lampreia, Beto Landau e Maurício Pessoa) "Melhor pra Você" (Tom Karabachian e Cris Sauma), além de mostrar seu lado romântico na balada "Eu Te Quero Agora" (Zé Ricardo) e fazer tributo à liberdade em "Libertar"(Zélia Duncan, Mart'nália, Arthur Maia e Ronaldo Barcellos).

Décimo primeiro álbum de sua discografia, "+ Misturado" acerta ao apostar na personalidade artística plural de Mart’nália. Contagiante, o suingue da carioca entra em perfeita sintonia com o alto astral da estação mais ensolarada do ano.