Imagem ilustrativa da imagem Tragicomédia espanhola
| Foto: Fernando Moleres/Divulgação
"Distancia Siete Minutos" se desenvolve através de esquetes rápidas da mesma história que ocorrem em ritmo ágil e repleto de simbolismos



Outro destaque na programação de hoje do 48º Festival Internacional de Londrina (Filo) é a peça "Distancia Siete Minutos", da companhia Titzina Teatro, da Espanha. Trata-se de uma tragicomédia, um gênero de delicado equilíbrio entre o drama e a comicidade com elementos realçados pelo texto que une inteligência e poesia, numa construção fragmentada que remete aos roteiros de filmes como "Amores Perros" e "21 gramas".

A montagem conta a história de Félix Hipólito, um jovem juiz de direito que é obrigado a mudar-se temporariamente de seu apartamento infestado por cupins para a casa de seu pai, um homem rude e autoritário com o qual ele mal se relaciona e a quem já não visita mais. O dia é 15 de abril de 2004, justamente quando o robô Curiosity da NASA realiza seu pouso no planeta Marte.

Diego Lorca e Pako Merino, fundadores do Titzina, são formados em Paris na escola do mestre Jacques Lecoq. Começaram a produzir "Distância de Sete Minutos" buscando uma abordagem contemporânea para um tema eterno - a felicidade humana. O resultado final dessa busca, no entanto, parece seguir um caminho inverso: a peça acaba por investigar a infelicidade de dois personagens que aparentemente não têm razão para serem infelizes. O espetáculo, nesse sentido, é uma abordagem sensível sobre as razões profundas por trás da angústia.

"Distancia Siete Minutos" se desenvolve através de esquetes rápidas da mesma história que ocorrem com um ritmo ágil e repleto de simbolismos, como os sete minutos de ansiosa espera causados por problemas na descida da Curiosity em Marte ou o apartamento cheio de cupins do juiz como metáfora da deterioração espiritual que o consome. Aos poucos descobrimos: a podridão interna do Félix, que o impede de gozar da plenitude da felicidade, é também o que corrói sua relação com o próprio pai.

Serviço:
"Distancia Siete Minutos", com Titzina Teatro (Espanha)
Quando – Hoje e amanhã, às 20h30
Onde – Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 700)
Quanto – R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)