Imagem ilustrativa da imagem TEATRO - Poética e profética
| Foto: Marina Wang/ Divulgação
Camila Fontes como Jardelina da Silva: figura emblemática que "não gostava de roupas de butique"


A atriz Camila Fontes, do grupo TOU Teatro, faz nesta quarta-feira (14), às 20 horas, a última apresentação do ano do espetáculo solo "Sobre letras e gritos para salvar mundo – uma homenagem à Jardelina da Silva", na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina.

A montagem traz vozes e imagens de Jardelina da Silva, sergipana, poeta e figura popular que viveu em Bela Vista do Paraíso (PR) perambulando pelas ruas onde gritava frases poéticas - "Eu fui lá nas artes, não sabe?" - fazendo uma leitura muito peculiar do mundo em apresentações alucinantes. Costurar também fazia parte de sua "performance" e quando as roupas ficavam prontas ela as vestia e fotografava, registrando a criação, ela afirmava que "não gostava de roupas de butique." A revista Marie Claire chegou a publicar matéria sobre Jardelina da Silva e seus "modelos" nos anos 90. O fotógrafo Antonio Marcos Bejora, de Bela Vista, era encarregado de criar seu álbum de retratos, a pedido da própria Jarda, como era conhecida. Essas fotos foram resgatadas pelo artista plástico Rubens Pillegi Sá que mantinha uma coluna de Artes Visuais na Folha de Londrina e tratou de revelar a criação de Jardelina, uma figura, no mínimo, exótica e muito perspicaz.
Agora Jardelina está nos palcos , interpretada por Camila Fontes, num espetáculo sensível que retoma as frases "proféticas" e as imagens da personagem que já deu muito o que falar. A pesquisa e criação da peça são da própria atriz que contou ainda com a assessoria artística das atrizes e diretoras Raquel Scotti Hirson (LUME teatro – Unicamp/ Campinas-SP) e Thaís D’Abronzo (TOU e Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina), a qual também foi responsável pelo desenho de luz.

SERVIÇO:

"Sobre letras e gritos para salvar mundo – uma homenagem à Jardelina da Silva", com Camila Fontes
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205)
Horário: às 20 horas
Gratuito (os convites devem ser retirados uma hora antes do início da sessão)