‘Trono Manchado de Sangue’: obra prima de Kurosawa abre a mostra de cinema no Sesi Cultural
‘Trono Manchado de Sangue’: obra prima de Kurosawa abre a mostra de cinema no Sesi Cultural | Foto: Reprodução



Autor dos textos que mais influenciaram toda a sociedade ocidental, William Shakespeare possui uma obra que permanece extremamente atual apesar de ter sido escrita entre os anos 1590 e 1613. Celebrado como o pai do teatro contemporâneo, o dramaturgo que retratou como ninguém os dramas e as comédias que envolvem a vida humana também já foi reverenciado pelos maiores nomes do cinema mundial. Sete produções cinematográficas inspiradas pelo inglês serão exibidas na 2ª Mostra Filmando Shakespeare, evento que acontece nesta semana, de terça (21) a quinta-feira (23), com sessões gratuitas realizadas no Centro Cultural Sesi/AML.

Idealizada em 2016, ano que relembrou os 400 anos do desaparecimento do maior dramaturgo da história em língua inglesa, a Mostra Filmando Shakespeare – Ano II é uma realização do Sesi Cultura Londrina e conta com idealização, curadoria e apresentação do cineasta Rodrigo Grota, e produção da Kinopus. O evento será aberto nesta terça-feira (21), às 19 horas, com o filme "Trono Manchado de Sangue", de Akira Kurosawa, um dos maiores nomes do cinema. Filmada em 1957 e indicada ao Leão de Ouro no Festival de Veneza, a produção conquistou três prêmios em outros festivais. O filme é inspirado na peça Macbeth, de Shakespeare. Após a sessão haverá um bate-papo com João Vítor Moreno, músico e crítico de cinema do site Pipoca Radioativa. Classificação Indicativa: 14 anos.

Na quarta-feira (22), às 14 horas, será exibido "Ricardo III" (1955), dirigido por Laurece Olivier, possivelmente o ator britânico mais importante do século 20. Indicado ao Oscar de Melhor Ator para Laurence Olivier, o filme conquistou outros 9 prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Inglesa. Classificação Indicativa: 12 anos. Às 17 horas, está programada a exibição do único documentário da mostra. Trata-se de "A. K.", do lendário cineasta francês Chris Marker (1921-2012) sobre as filmagens de "Ran", épico de Kurosawa inspirado em Rei Lear, de Shakespeare. Classificação Indicativa: 14 anos. A sessão de "Ran" (1985) acontece na sequência, às 18h30. Indicado a quatro Oscars, vencendo na categoria de Melhor Figurino, o filme conquistou outros 28 prêmios. Após a exibição haverá um bate-papo com Bárbara Marques, Profa. Dra. do Departamento de Letras da UEL, e Pesquisadora de Cinema e Literatura. Classificação Indicativa: 14 anos.

A programação de quinta-feira será aberta às 14 horas, com "O Fiel Camareiro" (1983), de Peter Yates Com Albert Finney, Tom Courtenay e Edward Fox, o filme faz uma abordagem indireta de Lear, a partir da peça criada por Ronald Harwood, trazendo o ator Albert Finney (1936) em uma interpretação magistral. Indicada a cinco Oscars, a produção conquistou o Globo de Ouro de Melhor Ator Dramático para Tom Courtenay. Classificação Indicativa: 12 anos. Às 16h30 será exibido "Júlio Cesar" (1953), dirigido por Joseph L. Mankiewicz, estrelado por Marlon Brando e James Mason. Indicado a cinco Oscars, venceu na categoria de Melhor Direção de Arte. Classificação Indicativa: 12 anos. O encerramento da mostra fica por conta de "Hamlet" (1948), de Laurence Olivier, que ganha exibição às 18h45. Indicado a sete Oscars, conquistou quatro prêmios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator para Laurence Olivier, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Após a sessão haverá um bate-papo com Gustavo Ramos de Souza, Doutorando do Curso de Letras da UEL, e Pesquisador de Cinema e Literatura. Classificação Indicativa: 12 anos.

Serviço:
Mostra Filmando Shakespeare – Ano II
Quando – de terça (21) a quinta-feira (23)
Onde - Centro Cultural Sesi – AML (Praça 1º de Maio, 130, Centro – em frente à Concha Acústica?
Entrada franca