Saulo Ohara /Receita preparada pelo restaurante Alameda

Imagem ilustrativa da imagem Sabores - Londrina com sabor de história
As carnes de boi e frango eram muito consumidas na época da fundação da cidade, além disso, a paçoca de carne era um hábito alimentar dos indígenas que foi incorporado pelos pioneiros



Gina Mardones/ Receita preparada pela Panificadora e Confeitaria Pão Puro

Imagem ilustrativa da imagem Sabores - Londrina com sabor de história
Broa de milho: alimento trazido à região pelos imigrantes mineiros



Além de sonhos, esperanças e muita força de vontade, os desbravadores de Londrina trouxeram na bagagem memórias, afetos e deliciosas receitas culinárias típicas de suas terras. A mistura de hábitos alimentares cultivados por diferentes etnias foi responsável pela diversidade que é a principal marca da gastronomia local. Com o objetivo de preservar características introduzidas por ingleses, italianos, japoneses, árabes, índios e nordestinos, entre outros povos, e incentivar novas gerações a valorizar esse importante patrimônio cultural da cidade será lançado na próxima semana o livro "Uma Viagem pela Gastronomia Londrinense". Escrita por Leandro Henrique Magalhães, coordenador do projeto Educação Patrimonial, a publicação será distribuída em escolas públicas municipais da cidade.
Com ilustrações de Waldomiro Neto, o livro conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O lançamento será realizado na próxima terça-feira, na Biblioteca Infantil de Londrina. "Alunos de várias escolas da rede pública de ensino estarão presentes no evento, que é gratuito e aberto a toda a comunidade. O livro tem uma tiragem de mil exemplares que serão entregues gratuitamente a bibliotecas e escolas de Londrina e região, além disso, estará disponível para download gratuito no site www.educacaopatrimonial.com.br ", explica o autor Leandro Henrique Magalhães, que é docente da Unifil, uma das instituições que apoia o projeto Educação Patrimonial, desenvolvido desde 2005.
Ele destaca que o livro é direcionado às crianças e conta por meio de um história infantil cheia de ilustrações informações que foram levantadas em uma ampla pesquisa. "Além de entrevistas com imigrantes e descendentes, levantamos nos últimos anos diversos dados sobre a gastronomia local junto ao Museu Histórico e aos arquivos do acervo da Universidade Estadual de Londrina (UEL)", detalha.
Magalhães diz entre algumas das receitas trazidas pelos colonizadores do município estão a paçoca de carne. "Embora hoje em dia as pessoas só se lembrem da paçoca doce de amendoim, a receita original do prato era salgada e preparada com carne pelos indígenas que já residiam na região onde Londrina foi fundada. Receitas com frango e outros tipos de preparo de carne também eram muito consumidos", esclarece.
Outro prato citado no livro tem origem africana. "Trata-se do acarajé, que foi introduzido em Londrina por muitos nordestinos que vieram para Londrina. Assim como a broa de milho, que foi trazida pelos imigrantes que chegaram de Minas Gerais. Ao narrar a história a história desses pratos, abrimos espaço para que os professores abordem diversos temas nas salas de aula, entre aspectos históricos, geográficos, linguísticos e outros", salienta o autor.
Além de disponibilizar receitas de colonizadores no site do projeto, Magalhães enfatiza que diversos eventos realizados na cidade podem ajudar os pais a proporcionar esse mergulho com os filhos pela história da gastronomia local. "Londrina tem um calendário vasto de festas promovidas por colônias japonesas, alemãs, italianas, nordestinas e outras. Vários pratos de outras etnias também são encontrados nas feiras livres da cidade", salienta.

Imagem ilustrativa da imagem Sabores - Londrina com sabor de história
| Foto: Reprodução



Serviço:
Lançamento do livro "Uma Aventura pela Gastronomia Londrinense"
Quando – Terça-feira, às 14 horas
Onde – Biblioteca Infantil de Londrina (Praça Primeiro de Maio – em frente à Concha Acústica)
Quanto - Gratuito