Buena Vista: show em homenagem à música caribenha acontece hoje em Londrina
Buena Vista: show em homenagem à música caribenha acontece hoje em Londrina | Foto: Divulgação



Templo da música latina, o Buena Vista Social Club foi a casa de shows mais famosa de Havana e recebeu os maiores nomes da música cubana na década de 1940, antes de encerrar suas atividades na década. Cinquenta anos depois, o local voltou a ganhar destaque internacional com o sucesso de um disco gravado com artistas da época e de um documentário filmado pelo alemão Wim Wenders que acababou concorrendo ao Oscar em 1998. Agora é a vez do grupo de músicos londrinenses homenagearem a sonoridade caribenha.

Atrações do projeto "E o Festival Continua"...que dá sequência à programação desenvolvida pelo Festival Internacional de Música de Londrina, o grupo Saravá Trio e o violonista Ozir Padinha apresentam o show "Buena Vista". O espetáculo acontece hoje, às 21 horas, no Bar Valentino.
No palco, os artistas londrinenses interpretarão canções gravadas originalmente pelos cubanos Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Rubén González, Eliades Ochoa, Omara Portuondo, Barbarito Torres e Juan de Marcos González, entre outros. O repertório é formado por clássicos como "Chan Chan", "Dos Gardenias", "Veinte años" e "Murmullo".

O Saravá Trio é um grupo de estudo de repertório focado nos ritmos latinos e brasileiros. Recebeu esse nome por uma de suas maiores influências ser os "Afrosambas" de Baden e Vinícius, além de ter em seu significado uma interjeição utilizada como forma de saudação da força e da natureza que estão interiorizadas nos seus participantes: Alessandro Franco (contrabaixo) Fabio Farinha (bateria) e Israel Laurindo (violão). Além do trabalho instrumental, o trio realiza projeto de pesquisa, arranjo, estudo de repertório, apresentando homenagens a compositores brasileiros e latinos com a participação de músicos e artistas convidados.

Ozir Padilha Iniciou seus estudos com 8 anos de idade na escola de música Villa Lobos, localizada em Joinville (SC). Iniciou seus estudos de guitarra flamenca com o guitarrista Agustín Sanchéz (Jeréz/ESP) e Juan Tomas Alvarez (PY). Acompanhou bailarinos como Maria Rosa Jimenez (Barcelona/ESP), Sebastian Sanchez (ESP), Ana Ramo (Paris/FR), Jimena Cuellar (Lima/Peru). Participou de espetáculos com as companhias Carmen Romero, Aire Flamenco, Tablado Andaluz, Michél Cássin, Campana Flamenca, entre outros. Atualmente desenvolve seu trabalho de intérprete de músicas do gênero Latino, Flamenco e Pop e continua atuando como guitarrista e cantor em workshops e espetáculos de dança pelo Brasil.

Serviço:
Show Buena Vista – Música Latina
Quando – Hoje, às 21 horas
Onde – Bar Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486)
Quanto - R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada)