A Escola Municipal de Dança de Ibiporã, em atividade há 25 anos, está em festa com a conquista da vaga para uma competição internacional em Livorno, na Itália, em fevereiro do ano que vem. A classificação veio com o título de melhor grupo no geral, obtido no 20º Festival de Dança do Mercosul, realizado de 4 a 7 de setembro, em Puerto Iguazú, na Argentina, onde o grupo competiu com várias coreografias. Além do título geral da competição, obteve premiação em oito categorias.
Os resultados garantiram a indicação para o Concurso Internacional "Livorno in Danza", no Teatro Carlo Goldoni, em Livorno, cidade próxima a Florença. O festival reuniu grupos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Venezuela, sendo que a equipe de Ibiborã (22 alunos e três professores) viajou em ônibus da Prefeitura Municipal de Ibiporã, que mantém essa escola pública de balé desde a sua fundação, em 1989.
"Esse resultado deixou a gente bastante surpreso e temos agora que agilizar a ida desses bailarinos à Itália. É um mérito da escola, da Secretaria de Cultura e do governo municipal", afirma o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra. O prefeito José Maria Ferreira ressaltou a importância do município investir nessa área: "sabemos o quanto estas práticas artísticas acrescentam na vida e na formação de caráter destas crianças e jovens". A Escola Municipal de Dança, assim como outros 12 cursos da Fundação Cultural, tem a coordenação de Leila Assis. São atendidos anualmente mais de mil alunos em 13 cursos oferecidos gratuitamente pela instituição.
O desafio agora é angariar recursos para a viagem e em breve a Secretaria de Cultura dará inicio a uma campanha junto à comunidade com esse objetivo. Referência na área de dança, a Escola Municipal de Dança também já foi destaque recentemente por ter alguns dos seus alunos selecionados para a Escola Bolshoi, em Joinville (Santa Catarina), que representa no Brasil a maior escola de dança do mundo.

EMOÇÃO DOS ALUNOS
Os alunos também ficaram impressionados. "Foi nossa primeira viagem para fora do País e ficar em primeiro lugar num festival desses é uma alegria muito grande", disse Letícia Pieroti Moreira. Thais Casagrande acrescentou que o grupo não esperava por isso "e muito menos ganhar essa vaga para a Itália". "Ainda está difícil de acreditar. A expectativa agora é que a gente consiga recursos para ir à Itália", ressalta.
Felipe Gabriel Lopes falou da alegria de ser de Ibiporã e que a escola "é um orgulho para a cidade, que está crescendo em cultura". Para o professor Ivo Junior, que acompanhou o grupo, "é um orgulho ver o nível a que chegaram esses jovens". "Dentro do nosso País, onde é tão difícil trabalhar na área cultural, ainda mais com dança, poder representar a nossa cidade e a Fundação Cultural em um festival na Itália é uma satisfação imensa. Na carreira destes jovens isso é muito importante, porque poucos hoje no Brasil têm a oportunidade de pisar num palco europeu e eles estão tendo", comemora.

PREMIAÇÃO
As coreografias premiadas da Escola de Ibiporã foram:

1º lugar – solo "Princesa Florine", com Renata Pavanelli.

1º lugar - "Pas de Trois", do "Quebra-Nozes" , com Kananda Camargo da Silva, Renata Pavanelli e Eduardo Ávila

1º lugar - solo de "Esmeralda" e 1ª bailarina do festival - aluna Kananda Silva

1º lugar - solo de "Esmeralda", categoria professor com a profª Renata Doi

1º lugar – "Mercedes", do ballet "Dom Quixote", com Letícia Pierote

1º lugar – Coregrafia "Flamenco"

1º lugar geral – Melhor grupo do festival

2º lugar – Coreografia "Dom Quixote"

3º lugar – solo "Chamas de Paris", com Thais Casagrande