Ao longo do ano de 2014, sete bairros da região Oeste de Londrina – Conjunto Avelino Vieira, Conjunto João Turquino, Jardim Maracanã, Jardim Olímpico, Jardim Campos Verdes, Jardim Londriville e Jardim Universitário – foram cenário para a produção dos filmes da série "Retratos Filmados", projeto realizado pelo cineclube Ahoramágica, em parceria com a Associação Ciranda da Cultura. O resultado foram 14 episódios, de cerca de dez minutos cada, que trazem memórias afetivas de uma pessoa ou família, as quais, a maioria com fotografias em mãos, contavam suas lembranças e histórias de vida.
Luis Henrique Mioto, coordenador do grupo, conta que os filmes ou "documentários-poesia", como são chamados pelos realizadores, não foram uma tentativa de produzir um documentário tradicional e cronológico, mas explorar as emoções das pessoas desses bairros cercados de fundo de vale e ocupações, no limite da fronteira da cidade. "Os episódios exploram a memória afetiva dos moradores. Nossa intenção era mostrar que existem muitas belas histórias por trás da violência e esquecimento na qual a região está inserida. Deixamos que eles contassem as lembranças que vinham à mente. Para isso, usaram fotos para acessar essa afetividade. O resultado não foi uma entrevista, mas depoimentos ricos, matéria-prima para criação de uma poesia audiovisual", enaltece.
Dentre as várias histórias, Mioto destaca a figura de um homem que é uma espécie de "faz-tudo", desde pintar a construir coisas. Outra história é de um senhor palhaço-poeta, que anda com uma bola debaixo do braço. "Esse senhor, o Manoel, desapareceu depois da gravação. Isso nos fez perceber que a vida é muito fluida e a realidade muda a cada instante."

* Entre maio e agosto, os vídeos foram divulgados semanalmente na internet, e agora estão disponíveis no YouTube

* Segundo o coordenador, os personagens revelaram uma delicada beleza da memória de Londrina muito pouco sentida e divulgada


O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional