Descobrir novos talentos e dar visibilidade a artistas anônimos que vivem em comunidades carentes oferecendo infraestrutura para que eles se apresentem em diversas cidades do Brasil. Essas ações fazem parte do programa #AquiTemPalco, criado pela Ambev em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Lançada semana passada, a iniciativa prevê o treinamento de 50 mil agentes culturais, a criação de 1,5 mil espaços de cultura e entretenimento e a realização de 70 mil micro eventos, impactando diretamente cerca de 7 milhões de pessoas.
Um pocket show do sambista Arlindo Cruz marcou o lançamento do programa, realizado na última terça-feira, no Morro do Vigidal, comunidade localizada na zona sul do Rio de Janeiro, e contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy; do presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Guti Fraga; do vice-presidente jurídico e de relações corporativas da Ambev, Pedro Mariani; e do gerente de relações institucionais da Ambev, Ricardo Moccia.
O #AquiTemPalco consistirá no treinamento de agentes culturais que identificarão e mapearão os artistas e manifestações culturais de diversas comunidades carentes de várias regiões do País. "Os agentes serão moradores dos locais onde o programa será desenvolvido, que já conhecem a realidade de suas comunidades e poderão indicar os artistas a serem cadastrados. A partir desse mapeamento haverá uma seleção de novos talentos que serão contemplados com essa iniciativa", afirmou a ministra Marta Suplicy.
"Os artistas selecionados pelo MinC receberão cachês da Ambev para se apresentarem em palcos montados em vans que terão camarim, caixas de som e telões. Com uma comunicação visual apropriada, esses veículos percorrerão diversos bares e pontos comerciais, levando uma espécie de show de auditório itinerante", explicou Pedro Mariani, vice-presidente jurídico e de relações corporativas da Ambev.

O projeto-piloto será desenvolvido no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, local onde o programa foi lançado. A expectativa é impactar 300 mil pessoas diretamente ainda este ano

O projeto também tem como objetivo misturar várias linguagens artísticas, como cinema, música, dança, arte digital e literatura

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional