Imagem ilustrativa da imagem Programa mostra o DNA musical da cidade
| Foto: Gina Mardones
Bernardo Pellegrini: "Quando fiz meu primeiro show em Londrina, em 1976, fui apresentado como quarto artista da cidade a fazer um show autoral. De lá pra cá, surgiram muitos artistas fazendo música de alta qualidade"



Desde que subiu pela primeira vez num palco, em 1976, Bernardo Pellegrini tem acompanhado de perto toda a efervescência artística que domina o cenário local. Agora, prestes a lançar o quinto álbum de sua discografia, o premiado músico e jornalista assume o desafio de atuar como curador da música produzida em Londrina, mostrando a riqueza e a diversidade. O instrumento usado para chegar a essa meta é o programa "Sonora Londrina", que estreia nesta terça-feira (12), às 17 horas, na Rádio UEL FM e será produzido e apresentado por ele.

"No programa, vou tocar músicas que falam das paisagens que a gente já viu, avenidas que a gente já pisou, ruas que a gente já cruzou. Músicas que falam de nossa vida, da nossa realidade e deixa a gente mais rico culturalmente", salienta Pellegrini ao revelar que entre uma música e outra vai contar muitas histórias vivenciadas por ele juntamente com os compositores das canções que apresentará. "Vou contando histórias e tocando a música dos autores citados", adianta.

Pellegrini enfatiza que pretende fazer uma conexão entre diversas gerações de compositores locais. "Nesse primeiro programa, por exemplo, eu falo da história do Marinósio Trigueiros, que lutou 40 anos para ser reconhecido como autor da música 'Cachaça'. Daí toco o música e coloco Kiko Jozolino e o Ivo Pessoa dizendo que, 50 anos depois, a cachaça ainda é assunto dos nossos compositores, lembrando a recente polêmica que a cidade enfrenta devido ao fato de alguns políticos quererem proibir a venda de bebidas alcoólicas na cidade a partir de determinado horário. Na sequência, toco a música 'Porre em Irerê', uma divertida composição do Kiko e do Ivo. Saio de uma marchinha de carnaval para um blues, mostrando toda a diversidade de estilo dos nossos artistas".

O músico e agora apresentador afirma que pretende servir de elo entre diferentes estilos musicais produzidos na cidade. "Quando fiz meu primeiro show em Londrina, em 1976, no Teatro Universitário, fui apresentado como quarto artista da cidade a fazer um show autoral. De lá pra cá, surgiram muitos artistas fazendo música de alta qualidade. Acho que esse respeito à diversidade é a marca de Londrina. Mas eu sempre senti falta de um catalizador desta produção cultural da cidade que é maravilhosa e tem artistas tocando blues rock, samba, pagode, sertanejo, hip hop, músicas de carnaval, além de muito corais, mas tudo de forma pulverizada", argumenta.

Paralelamente à produção do programa "Sonora Londrina", Pellegrini tem trabalhado na produção de seu quinto disco. "Esse é o quinto álbum e vai se chamar 'Outro Planos'. O disco tem 12 músicas autorais e conta com a participação de 25 músicos de Londrina e um trompetista da França. Terá uma parceira minha com o Edvaldo Santana e o Gigante Brasil, lembrando da época que a gente morava na Vila Madalena, em São Paulo. Tem também uma música que fiz com o Mário Bortolotto que terá a participação da Cluster Sisters e mais uma composição minha com o Maurício Arruda Mendonça, que é meu parceiro mais constante. A gravação acabou na semana passada e o álbum deve ser lançado em março de 2018", revela.

Serviço:
Programa Sonora Londrina, com Bernardo Pellegrini
Quando – Terças-feiras, às 17 horas, com reprise às quintas-feiras, às 21 horas
Onde – Rádio UEL FM (107,9)