A obra do escritor Mário de Andrade (1893 – 1945) vem recebendo cada vez mais adaptações voltadas ao leitor jovem. Versões de seus livros para a linguagem das histórias em quadrinhos ganham força com o lançamento "Amar, Verbo Intransitivo" pela editora Ática.
O volume traz a adaptação para HQ de "Amar, Verbo Intransitivo", primeiro obra em prosa escrita por Mário de Andrade. Com roteiro de Ivan Jaff e desenhos de Guazzelli, a adaptação preserva a essência da abordagem modernista da história narrada por Mário de Andrade.
Tudo começa quando um rico industrial paulista contrata uma governanta alemã para educar seus filhos. O objetivo aparente é que os filhos tenham uma típica educação europeia. Mas o real objetivo é de que Elza, a governanta, cuide da iniciação sexual do filho mais velho, Carlos, de dezesseis anos.

Imagem ilustrativa da imagem Primeiro amor
| Foto: Fotos: Reprodução



Como professora do amor, Elza deve secretamente introduzir o garoto ao mundo do sexo. Muito mais do que o prazer, o objetivo final de todo o processo é fazer com que o garoto aprenda que não deve se envolver amorosamente com mulheres aventureiras capazes de dilapidar o patrimônio da família.
"Amar, Verbo Intransitivo" provocou polêmica quando publicado originalmente em 1927. A crítica social e comportamental que o romance trazia deixou os conservadores de cabelo em pé. Colocava a nu a hipocrisia de uma prática e comum entre os ricos industriais e abastados fazendeiros paulistas da primeira metade do século 20.
A versão em quadrinhos realizada por Guazzeli e Ivan Jaf preserva uma das novidades narrativas desenvolvida por Mário de Andrade no texto original. Mesmo sendo narrado em terceira pessoa, o narrador, em diversos momentos, rompe a história para promover interferências em primeira pessoa.

Imagem ilustrativa da imagem Primeiro amor



Serviço:
"Amar, Verbo Intransitivo"
Autor – Mário de Andrade
Roteiro – Ivan Jaf
Desenhos – Eloar Guazzelli
Editora – Ática
Páginas – 104
Quanto – R$ 45,50