Realizado há 20 anos, o Programa Embrapa & Escola vem promovendo o conhecimento ecológico a centenas de alunos a cada edição. Na semana passada, foi a vez de um grupo de 29 alunos do quinto ano da Escola Municipal José Garcia Villar, de Londrina, conhecer a iniciativa e se encantar com uma natureza exuberante e uma série de informações que complementam o conteúdo escolar de uma forma instigante.
Na sede da Embrapa Soja, na região do distrito da Warta, os alunos chegaram de ônibus, com a animação típica da idade e comum em atividades que fogem da rotina escolar. Como introdução ao passeio, o coordenador Fabio Rogerio Ortiz, responsável pelo Programa Embrapa & Escola, fez algumas explanações básicas sobre a atividade proposta na Casa das Boas Vindas.
Em seguida, os alunos seguiram para uma espécie de museu da cafeicultura, montado em uma antiga tulha de café. Como antigamente no local funcionava a Fazenda Santa Terezinha, uma das propriedades com maior produção de café da região, muitas histórias para contar. Nas paredes, diversas fotos em preto e branco contavam por si só parte dessa história. Já os objetos antigos usados na colheita do café e na rotina doméstica dos colonos mexeram com a imaginação das crianças: pilão, ferro de passar à brasa, escovão para encerar piso de madeira e facões eram exemplos concretos do quanto a modernidade facilitou o dia a dia das pessoas.
O diretor Lucas Gonçalves de Souza, de 55 anos, era um dos mais empolgados com a oportunidade de partilhar com os alunos um pouco da vivência que marcou a sua época de criança. "Nossa, foi uma viagem no tempo. Voltei na época em que era criança. Na verdade, não cheguei a morar na área rural, mas meu pai tinha sítio e sempre estava nesse tipo de ambiente. Uma vez até queimei o meu braço no ferro de passar à brasa", lembra, saudosista. "Dá vontade de trazer todos os nossos alunos para conhecer essa realidade. É uma forma deles aprenderem e também darem valor às facilidades que têm hoje em dia", observa.

TRILHA NA MATA
Depois de resgatarem um pouco da história do Paraná, os alunos deram início à uma trilha pela mata que se formou na região onde antes o que predominava eram as plantações de café e os pastos. "Essa mata secundária é a prova de que quando o homem não interfere diretamente é possível a natureza se regenerar. E o grande desafio hoje é desenvolver novas tecnologias para melhorar a produção de alimentos, sem prejudicar o meio ambiente", destaca o coordenador Ortiz. O processo desenfreado do consumismo também fez parte das ideias partilhadas de forma descontraída com as crianças e o recado foi claro: pesquisar a origem dos produtos, reutilizar os materiais e consumir menos são práticas que podem ajudar a um consumo mais consciente. O foco seria começar em cada um a mudança de hábitos que queremos para o mundo.

NATUREZA ENSINA
A cada trecho do passeio, mais informações ecológicas pertinentes iam permeando o passeio sensorial. "Fiquem atentos para observar a natureza. Exerçam essa aprendizagem. Prestem atenção ao clima dentro da mata, que é bem mais fresco do que fora daqui. As árvores funcionam como um ar-condicionado natural e as folhas das árvores têm o papel importante de adubar o solo", ensina o coordenador, lembrando também da importância do plantio direto, sem revolver o solo. "Para um meio ambiente equilibrado, precisamos que os elementos construtores, decompositores e consumidores atuem em harmonia", acrescenta. Atentos às explicações, os alunos interagiam com perguntas e respostas curiosas a cada descoberta.
Ao passar pela mata, a oportunidade rara nos dias de hoje de estar em um ambiente natural próximo ao meio urbano para observar o canto dos pássaros, a paisagem natural - com suas teias de aranha, os musgos, líquens e fungos nos troncos das árvores -, a variação dos tons de verde das plantas, o lago de água limpa e o quanto faz bem estar próximo da natureza.
A professora Jéssika Branco Phomeniuk aprovou a iniciativa: "Foi a primeira vez que participo dessa atividade e achei muito interessante o aspecto histórico, ainda mais que agora os alunos estão estudando a história do Paraná. É um projeto muito rico de informações e superou as minhas expectativas. O contato com a natureza também é muito importante e aqui eles podem ver na prática e pela observação o que na sala de aula só podemos aprender por meio da leitura e da escrita", afirma.
No final, os alunos ainda receberam uma publicação com informações detalhadas sobre os biomas do Brasil e jogos didáticos. Para este ano, o Programa Embrapa & Escola pretende dar início a um treinamento com professores de escolas do ensino fundamental como forma de melhorar a conexão entre os conteúdos apresentados.

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