A excelência do balé russo foi apreciada no domingo (18), no Teatro Marista, com a apresentação do Russian State Ballet que veio com seis bailarinos cumprir parte de sua turnê pelo Brasil.

Em 2007 tivemos na cidade a apresentação do Ballet Imperial da Rússia, em 2008 foi a vez do Ballet de São Petersburgo e agora outra companhia russa mostrou um repertório de clássicos – na verdade, trechos de clássicos – como "O Quebra Nozes", "O Lago dos Cisnes" e "A Bela Adormecida", todos com a magia eterna da música de Tchaikovsky, além do dramático "Spartacus", com música de Aram Khachaturian. Também foram mostradas coreografias contemporâneas que incluíram a idade de ouro do tango e um número típico dos cabarés de Paris dançado no estilo "pop" da arte francesa irreverente do tempo da Segunda Guerra. As coreografias contemporâneas foram pontuadas pelo erotismo sutil de movimentos lânguidos e absorventes.

Em solos e pas de deux, o elenco de seis bailarinos – todos estrelas do Teatro Bolshoi de Moscou e do Teatro Mariisnky de São Petersburgo - mostrou a que veio em performances nas quais a técnica e a ousadia deixaram o público sem fôlego. Anastasia Kazakova, Genadii Gorojankin,Adel Kinzikeev,Viktoriya Dymovska, Arina Varentseva e Alexandre Saveliev são considerados estrelas do novo balé russo.

A Maison Royalle Escola de Dança e Artes, de Londrina, abriu a apresentação com uma coreografia, é de praxe nas apresentações do Russian State Ballet fazer a abertura com um grupo local, além de oferecer master class por onde passa. A iniciativa de trazer a companhia ao Brasil foi do produtor Augusto Stevanovich que faz parte da Câmara Brasil Rússia de Comercio Indústria Cultura e Turismo, com participação do ministério da cultura da Rússia. A apresentação em Londrina contou com o apoio do Grupo Folha de Comunicação, além de outras empresas locais.

A turnê segue pelo Paraná, na segunda-feira (19), a companhia apresentou-se no Teatro Vera Schubert, em Umuarama, e no dia 27 fará espetáculo em Curitiba, no Guairão. A temporada no Brasil conta com cerca de 30 apresentações de norte a sul do país.
A receptividade do público em Londrina foi calorosa, o espetáculo aplaudido em pé foi uma amostra da tradição da dança russa, considerada uma das melhores escolas do mundo desde os primorosos balés do século XIX. Não por acaso, foi o russo Serge Diaghilev (1872-1929) que inaugurou o balé moderno.