Picanha com dedo-de-moça: especialidade do Maximo Villa mistura carne com provolone e pimenta
Picanha com dedo-de-moça: especialidade do Maximo Villa mistura carne com provolone e pimenta | Foto: Anderson Coelho



A segunda edição do festival de gastronomia "Cozinha & Sabor", promovido pelo Grupo Folha de Comunicação, promete movimentar Londrina e região pelos próximos dois meses. Serão duas etapas principais em que vão ocorrer concursos para escolher os melhores pratos de bares e restaurantes participantes, além do melhor garçom e a melhor receita de domingo. A partir do dia 10 de outubro, começa a votação para o "Comida de Buteco", que se encerra no dia 31 de outubro, e vai eleger o melhor quitute entre os estabelecimentos do festival. É só baixar o aplicativo pelo Google Play e votar. Cada login, feito via Facebook, vale apenas um voto. O regulamento completo está disponível no site www.cozinhaesabor.com.br.

Dentre os bares que concorrem ao melhor prato está o Maximo Villa que, para o festival, reuniu uma porção e um aperitivo em um combo: Picanha na Pedra com Provolone acompanhada de Pimentas Recheadas. Rafael Maximo, um dos proprietários, conta que estas são os dois pratos mais pedidos do cardápio e, por isso, decidiu uni-los. "São nossos pratos com grande diferencial e já viraram a marca registrada do bar. Muitas pessoas vêm atrás para experimentar. Apesar de serem duas propostas diferentes, uma complementa a outra", diz. O bar, que leva o sobrenome da família, já está em funcionamento há três anos num ambiente bem descontraído e, ao mesmo tempo, charmoso.

A receita da picanha na pedra, conta Maximo, vem do pai, que quando ele e o irmão eram crianças, teve vários bares na cidade de Rancharia (SP), onde moravam. "Ele criou essa apresentação na pedra de mármore, que não é comum, pois, geralmente, os estabelecimentos oferecem somente a carne na chapa. Foram vários testes para que a pedra não quebrasse e mantivesse o calor necessário para continuar a fritar a carne. Acrescentamos o queijo", detalha. Os bifes de picanha, portanto, são selados numa chapa convencional, enquanto a pedra é aquecida no forno. No momento de levar à mesa, o queijo é colocado no centro da pedra, de forma a derreter, e os bifes (de 3 a 4 totalizando 450 gramas) ao redor, que continuam fritando. Farofa, pão e molho acompanham o prato que serve até três pessoas.

Já a receita da pimenta foi uma adaptação de um prato que o irmão experimentou quando estava em turnê pela Europa com a banda que toca. "Ele comeu uma pimenta empanada e recheada com outro queijo. Testamos com provolone, que é um queijo bem aceito no Brasil, e demos nosso toque." O aperitivo leva de 3 a 4 pimentas do tipo dedo-de-moça com tamanho de cerca de 5 centímetros. "Retiramos toda a semente e damos choque térmico para retirar bem a ardência. Dessa forma, fica uma picância agradável. Depois é recheada com provolone, empanada e frita." As pimentas podem ser consumidas sozinhas ou com algum outro prato. A dica é que o aperitivo seja acompanhado de uma cerveja escura, mais amarga.

Serviço:
Maximo Villa (Rua Paranaguá, 933).
Atendimento de terça a domingo, a partir das 17h30.
Picanha na Pedra com Provolone acompanhada de Pimentas Recheadas, R$ 59,90.