Lilian Almeida: musicista tinha o reconhecimento de toda comunidade cultural de Londrina pelo trabalho à frente do Festival Internacional de Música, além de outras atividades
Lilian Almeida: musicista tinha o reconhecimento de toda comunidade cultural de Londrina pelo trabalho à frente do Festival Internacional de Música, além de outras atividades | Foto: Reprodução


A cultura londrinense está de luto após a perda de uma de suas maiores representantes. A musicista Lilian Almeida Farinha faleceu na madrugada de terça-feira (25), aos 74 anos, vítima de câncer. Seu corpo foi cremado na tarde de ontem. Ela ocupava o cargo de Diretora executiva do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) desde 1996, além de ter atuado como professora de piano e coordenadora de festivais em Cascavel (PR) e na Paraíba. Também atuou no júri de concursos de música em vários estados, além de integrar os conselhos de cultura municipal e estadual.

Produtores culturais e amigos lamentaram a morte da musicista. "É uma perda irreparável. Lilian era muito repeitada como profissional, extremamente comprometida e admirada por todos que trabalhavam com ela. Além da grande profissional, ela foi uma pessoa sempre amável, muito simpática e muito próxima dos amigos", destacou Luiz Bertipaglia, diretor artístico do Festival Internacional de Teatro de Londrina (Filo). "Fica um vazio muito grande. Convivi com a Lilian desde o início dos anos 1970 e eu mantinha uma amizade muito intensa com toda a família dela. A Lilian sempre foi extremamente sensível e muito generosa com as pessoas. Seu trabalho à frente do Festival Internacional de Música de Londrina foi extremamente importante e fundamental para o sucesso do evento", ressaltou a musicista e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Janete El Haouli.

Lilian Almeida Farinha iniciou suas atividades no FIML como coordenadora no período de 1990 a 1994. Em parceria com o irmão Marco Antonio Almeida (diretor artístico do festival) passou e responder desde 2006 pela diretoria executiva do evento que movimenta cerca de 20 mil pessoas entre alunos, professores e público a cada edição. "Posso afirmar com certeza que a continuidade do festival nos últimos dez anos aconteceu graças ao empenho da Lilian. Embora não gostasse de brilhar na mídia, ela desempenhava uma função burocrática com a qual nenhum artista gosta de se envolver. Tudo o que acontecia no festival passava por ela que, com ou sem dinheiro, se empenhava para que tudo fosse executado com excelência. Muita gente nem tem ideia da complexidade deste trabalho, que se inicia meses antes e que exige uma dedicação da direção executiva 24 horas por dia durantes as duas semanas que o evento acontece", salientou a musicista e diretora do Grupo Intermezzo, Hylea Ferraz.

Filha de pioneiros, Lilian era filha do primeiro delegado de polícia de Londrina, Carlos Almeida. Ela deixa três filhos e três netos.