Grupo gaúcho também reserva espaço para composições próprias e algumas surpresas para o show nesta quinta (20)
Grupo gaúcho também reserva espaço para composições próprias e algumas surpresas para o show nesta quinta (20) | Foto: Rubem Vital/Divulgação



Dono de uma obra que privilegia melodias tradicionais brasileiras, o compositor e percussionista Ney Rosauro será homenageado na noite desta quinta-feira (20), dentro da programação do 37º FIML (Festival Internacional de Música de Londrina). O Grupo de Percussão da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) fará um concerto às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde, com algumas peças compostas pelo instrumentista carioca. O programa da apresentação também reserva espaço para composições próprias do grupo gaúcho e algumas surpresas para o público.

"Vamos apresentar um concerto dedicado à obra de Ney Rosauro, compositor que ofertou grande contribuição para a música", explica José Everton Rozzini, coordenador do Pepeu (Programa de Extensão em Percussão da Ufpel). As composições de Rosauro incluem solos para marimba, vibrafone e multipercussão.

Imagem ilustrativa da imagem Percussão em destaque



Participando do FIML à frente de cursos e oficinas os músicos integrantes do Pepeu estão preparando algumas surpresas para o público durante o concerto. "O objetivo do Pepeu é estabelecer um diálogo entre a universidade e o seu entorno. O que vivenciamos em Londrina, nas oficinas na Guarda Mirim, no Marcelino Champagnat e nas aulas durante o festival, estará presente no concerto", destaca Rozzino. Para ele, a experiência no festival está sendo desafiadora. "Apresentar a obra da envergadura de Rosauro, participar do concerto de encerramento e tudo que vivenciamos aqui é algo desafiador. Estamos muito felizes pela oportunidade de viver isso tudo."

Criado em 2013 o programa carrega a intenção de articular o estudo de percussão realizado em sala de aula pelos alunos dos cursos de música licenciatura e bacharelado da Ufpel, com a cidade de Pelotas e região. O trabalho também desenvolve ações e projetos interinstitucionais com outras universidades brasileiras por meio de ações de extensão que possibilitem alcançar professores e alunos das escolas da rede pública de ensino, alunos de outros cursos e comunidade interessada na música de percussão.

Hoje no festival
Grupo Vocal Entre Nós
Horário - 07h42 (linha 213)/ 14h48 (linha 213)
Onde - Terminal Central
Gratuito

Ópera Studio
Horário – 18h30
Onde - Teatro Crystal (R. Quintino Bocaiúva, 15)
Gratuito

Especial Secos e Molhados, com Raquel Palma e Trio Saravá
Horário – 22h30
Onde – Bar Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486)
Quanto – R$ 10

Serviço
Concerto com o Grupo de Percussão da Universidade Federal de Pelotas
Quando – quinta-feira (20), às 20h30
Onde – Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Quanto - R$ 20 e 10
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Shopping Royal Plaza (Rua Mato Grosso, 310), das 10h às 18h, ou nas bilheterias dos locais da apresentação pouco antes dos espetáculos.