"Um guia sobre a Argentina para brasileiros." Essa é a definição do jornalista Ariel Palacios para o livro "Os Argentinos", escrito por ele e que será lançado na noite de hoje em Londrina, com sessão de autógrafos na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí. Correspondente do canal de notícias Globo News e do jornal O Estado de S. Paulo em Buenos Aires desde a década de 90, Palacios aproveita a passagem pela cidade para proferir a palestra "Da Economia ao Futebol: um retrato falado dos argentinos", que será apresentada amanhã, às 8 horas, no auditório da Associação Comercial de Industrial de Londrina (Acil). Em seguida, haverá debate com o público. Os dois eventos são patrocinados pela rádio CBN Londrina.
Filho de pais argentinos, Palacios nasceu em Buenos Aires e se mudou com a família para Londrina, onde viveu dos 9 aos 24 anos. Formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o jornalista retornou à sua terra natal em 1995. As percepções do jornalista sobre a política, a economia, a cultura, a gastronomia e forma de vida dos argentinos estão retratadas no livro de 368 páginas recém-lançado pela Editora Contexto.
Palacios diz que uma das coisas que mais chamou sua atenção é a rivalidade que os brasileiros sentem em relação aos argentinos, hostilidade que não é correspondida no país vizinho. "Prova disso é que mais de um milhão de argentinos visitam o Brasil todos os anos. Como isso acontece há décadas, criou-se uma proximidade muito grande, e atualmente a Argentina tem o Brasil como um exemplo a ser seguido", argumenta o jornalista.
Segundo ele, um dos principais pontos de admiração dos argentinos pelo Brasil é a música brasileira. "Os argentinos gostam de Michel Teló a Tom Zé. Existem vários artistas brasileiros que lotam teatros de Buenos Aires, como Adriana Calcanhotto e Seu Jorge, que se apresentaram com grande sucesso na Argentina no ano passado", afirma.
Já o panorama musical argentino atualmente se divide entre novas versões do tango e a ascensão do rock argentino. "Existem grupos de rock muito interessantes. Há também a versão do techno-tango, uma versão lounge do estilo musical típico da Argentina", destaca Palacios.
Na avaliação dele, os filmes brasileiros já tiveram mais destaque na Argentina. "Todo mundo conhece atrizes como Fernanda Montenegro e Sônia Braga por conta dos filmes de sucesso que elas já estrelaram. Mas somente os filmes brasileiros com grande projeção internacional como Central do Brasil despertam a atenção dos argentinos na atualidade", salienta o jornalista.
Até mesmo a eterna disputa nos campos entre Brasil e Argentina é vista sob outra ótica na terra do tango. "Antigamente o principal rival da Argentina no futebol era o Uruguai, mas desde 1982, quando o país foi derrotado na Guerra das Malvinas pela Inglaterra, o país europeu passou a ser seu maior oponente. Tanto que uma pesquisa recente apontou que o time preferido pelos argentinos para disputar uma final de Copa do Mundo era a Inglaterra e não o Brasil", ressalta Palacios.

Serviço:
Lançamento do livro "Os argentinos"
Quando - Hoje, às 19 horas
Onde - Livraria Curitiba - Shopping Catuaí
Quanto – Entrada franca

Palestra "Da Economia ao Futebol: um retrato falado dos argentinos"
Quando - Amanhã, às 8 horas
Onde - Auditório da Acil (R. Minas Gerais, 297, 1º andar)
Quanto - Entrada franca