O diretor David Schurmann, na sexta-feira (16), publicou no Facebook um texto no qual avalia a trajetória de "Pequeno Segredo", filme que foi indicado pelo Brasil para a disputa do Oscar na categoria de melhor produção estrangeira e que ficou fora da lista dos cinco longas selecionados a disputarem a estatueta em 2017.

"O Oscar não foi desta vez", escreveu Schürmann, antes de se dizer "feliz e orgulhoso" com o caminho percorrido pelo filme. "A corrida do Oscar começou com 85 obras internacionais e nosso filme estava nessa seleta lista. Mais do que isso! Nos últimos meses, tive a oportunidade de estar em várias sessões com membros da Academia e testemunhar que nosso filme, uma produção nacional, emocionou o público. Cada uma dessas exibições foi encerrada sob aplausos calorosos", escreveu.

'Pequeno Segredo": filme está fora da lista de longas selecionados para disputarem a estatueta em 2017
'Pequeno Segredo": filme está fora da lista de longas selecionados para disputarem a estatueta em 2017 | Foto: Divulgação



Ele relembra que "Pequeno Segredo" conseguiu alcançar um estágio na disputa que nenhum filme brasileiro conseguiu desde 2008, com "O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburguer. "Figurar entre os cinco indicados, então, uma vitória que não se repete desde 1999 com Central do Brasil, de Walter Salles."

A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas publicou na noite na quinta-feira (15), uma lista preliminar com nove produções e o longa não está entre os selecionados. Da lista divulgada sairão os cinco indicados que participarão da premiação no dia 26 de fevereiro de 2017. Os indicados serão anunciados no dia 24 de janeiro.