O Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa divulgou ontem os primeiros semifinalistas da edição 2013 e o júri que selecionará, em setembro, os finalistas, e, em novembro, os vencedores. Entre os 63 nomes, estão os paranaenses Domingos Pellegrini, ("A Caneta E O Anzol"), na categoria Conto/Crônica, Miguel Sanches Neto ("A Máquina De Madeira"), em Romance, e Ademir Assunção ("A Voz Do Ventríloquo") e Luci Collin ("Trato De Silêncios") na categoria Poesia.
Já o júri será formado pelos atuais curadores e por André Seffrin, Cristovão Tezza, Italo Moriconi, João Cezar de Castro Rocha, José Castello e Leyla Perrone-Moisés. A Curadoria 2013 é formada pela curadora-coordenadora e consultora literária, Selma Caetano, pelo poeta Antonio Carlos Secchin (curador da categoria poesia), pelo escritor Luiz Ruffato (curador da categoria romance) e pelo escritor Marcelino Freire (curador da categoria conto/crônica).
O vencedor de cada categoria recebe um prêmio de R$ 50 mil, e concorre ao Grande Prêmio Portugal Telecom 2013, que concede mais R$ 50 mil. O grande vencedor da edição de 2012 foi o escritor e poeta Valter Hugo Mãe.