"Pas de Deux Diana e Acteon" , com Guilherme Floriano e Bruna Camila: um dos balés de Londrina selecionados para a grande final
"Pas de Deux Diana e Acteon" , com Guilherme Floriano e Bruna Camila: um dos balés de Londrina selecionados para a grande final | Foto: Cayo Vieira/ Divulgação


Neste fim de semana, realiza-se em Curitiba a grande final da Mostra Paranaense de Dança. Criada pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (a ABABTG) a mostra, desde maio, circulou pelo Paraná fazendo a seleção de companhias, escolas, grupos e artistas da dança em Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Francisco Beltrão e Arapongas . Os selecionados estão apresentando seus trabalhos na grande final de sexta (16) a domingo (18) no Guairão, Memorial de Curitiba e na Casa Hoffmann.
Uma das novidades desta 10ª edição é que, além das apresentações de companhias profissionais e dos grupos selecionados no Guairão, há o retorno do Palco Alternativo - iniciativa realizada de 2010 a 2013 - com espetáculos gratuitos em diversos locais da cidade, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.
A Cia Conservatório das Artes Londrinense foi selecionada com cinco trabalhos para a final, sendo a escola com maior número de aprovações na seletiva realizada em Arapongas. A Cia sob o comando de seu diretor e coreógrafo Alexandro Micale teve as seguintes coreografias selecionadas:
"Oxossi" - (bailarino: Guilherme Floriano/ coreógrafo: Alexandro Micale); "Pas de Deux Diana e Acteon" (bailarinos: Guilherme Floriano e Bruna Camila Vicente/ adaptação: Alexandro Micale;"Copélia" (bailarina: Duda Vaz/ adaptação: Alexandro Micale); "2ª Variação de Odalisca" (bailarina: Maria Victória de Araújo/ adaptação: Alexandro Micale); "Modupé" (bailarinos: Guilherme Floriano, Duda Vaz, Maria Victória de Araújo, Caroline Aleixo, Julia Aleixo, Samuel Menezes, Sayuri Mukai, Giovanna Fleuringer, Amanda Carina Gomes, Henrique Cirino, Maikon Santos, Rogerio Matheus, Kauan Ferreira, Janaina Diniz e Gustavo Ferreira/ coreografia: Alexandro Micale).

Na final, a Mostra conta com a participação de 600 artistas de diferentes municípios do Estado, eles se apresentarão em três dias de espetáculos. Companhias profissionais também foram convidadas para realizar a abertura das noites de apresentações, caso da Curitiba Cia de Dança e da EF Jazz Company. Também estão sendo realizadas oficinas de balé clássico, jazz, dança contemporânea, standing pilates, alongamento e realinhamento postural. Um bailarino, um coreógrafo e um grupo que se destacaram durante as seletivas também serão homenageados com o Prêmio ABABTG de Incentivo à Dança.
No ano passado, o evento teve a participação de cerca de 15 mil pessoas, entre público, artistas e participantes das oficinas. Este ano a expectativa é que 17 mil pessoas participem da Mostra.


Serviço:
Mostra Final com os artistas e grupos selecionados
Datas e horários: 16 e 17 de junho, às 20h
18 de junho, às 18h
Local: Guairão - Rua XV de Novembro, 971 - Centro
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Aquisição pelo Diskingressos ou na bilheteria do espaço

Projeto Palco Alternativo
Local: Memorial de Curitiba
Data: 17 de junho, às 14h30
Local: Casa Hoffmann
Data: 18 de junho, às 10h
As apresentações são gratuitas




Mais informações: [email protected]