Cancún - Peter Parker não é mais o mesmo. Na ótica do jovem diretor Marc Webb, o alter ego do Homem-Aranha anda de skate, veste uma camiseta dos Ramones por baixo do moletom surrado, usa o cabelo despenteado e tem uma atitude moderninha. O diretor do sucesso indie ''500 Dias Com Ela'' (2009) fez o herói perder a pecha de nerd meio abobado dos três filmes do Homem-Aranha, interpretado por Tobey Maguire. Cinco anos após o fim da franquia, as origens do personagem são retomadas, em 3D e com um novo protagonista.
''O Espetacular Homem-Aranha'' tem estreia marcada para julho e, mesmo depois de ter sido anunciado para o papel principal, Andrew Garfield balbucia na resposta quando tem de falar da experiência de usar o uniforme vermelho e azul. ''A verdade é que ainda não estou preparado para esse tipo de assédio. Mas não imagino o que poderia me preparar para esse tipo de experiência'', disse o ator americano, em coletiva de imprensa em Cancún, onde algumas sequências do filme foram apresentadas. Garfield, de 28 anos, jeito tímido e topete frondoso, conta os dias para o grande papel de sua carreira ganhar as telas (em 2010, ele viveu o brasileiro Eduardo Saverin em ''A Rede Social'').
''É engraçado isso: estou aqui falando com tanta gente quando, na verdade, não quero nem que olhem para mim. Quero que vejam através de mim, olhem o personagem, o cara de máscara.'' Sobre as comparações com Maguire, inevitáveis, o ator tem resposta ensaiada. ''Tenho grande respeito pelo trabalho do Tobey e isso não me assusta. Prefiro me ater à ideia de que o personagem é maior do que quem o interpreta.''
Foram cinco meses de preparo entre seu anúncio para o papel e o início das filmagens. E Garfield usou esse tempo para se conectar com suas lembranças de infância. ''Li gibis, vi desenhos e os filmes diversas vezes, e lembrei de quando eu era um garoto e tinha um pôster do Homem-Aranha na parede. Isso fez a diferença no processo'', contou. A identificação com o herói vem há tempos. ''Sempre fui magrinho, e não era popular. Sempre quis proteger os mais oprimidos como eu. Me identifico com ele em tantas maneiras.''

Efeitos, 3D e química
Garfield foi às lágrimas quando vestiu o uniforme pela primeira vez, mas afirma que a emoção passou logo. ''É uma roupa feita para ter um visual incrível e uma sensação terrível para quem está lá dentro. Não foi feita para conforto.'' Em cena, no entanto, a velocidade parece ditar o filme. Parker, à paisana, se pendura em cabos e balança de um lado para outro em um galpão, se arrisca em manobras de skate - feitas por dois profissionais. O Homem-Aranha, então, desliza com rapidez e elegância, e desafia a gravidade por desfiladeiros de prédios. ''Se existe um personagem que seja ideal para efeitos especiais em 3D, esse é o Homem-Aranha'', disse o diretor Marc Webb.
''O Espetacular Homem-Aranha'' surgiu logo após o lançamento de ''Avatar'', grande entusiasta do 3D. ''Velocidade, perspectiva, vertigem. Teremos tudo isso.'' Em seu primeiro blockbuster de ação, Webb se volta à infância de Parker. ''Sei que há uma enorme expectativa por parte dos fãs, mas quisemos explorar sua história de maneira diferente. Homem-Aranha é um herói atípico. Há muito a explorar sobre ele.''
Na nova trama, Parker investiga o desaparecimento dos pais e, para isso, procura um colega de seu pai, Dr. Connors, um cientista ambicioso que se transforma em um lagarto gigante e será também seu grande rival.
Connors é interpretado pelo galês Rhys Ifans (o Spike de ''Um Lugar Chamado Notting Hill'', de 1999). A namoradinha do herói não é mais Mary Jane, mas Gwen Stacy, personagem de pouca importância do terceiro filme, agora com a atriz Emma Stone (de ''Histórias Cruzadas''), namorada na vida real de Garfield. ''As relações desse filme são de amor. Tive muita química com Rhys, foi imediato'', brincou Garfield, frente a jornalistas ávidos por um descuido do casal de namorados. Ele sorriu e consentiu: ''Foi fácil amar Emma. Nós dois, digamos, trabalhamos muito para que as cenas ficassem boas.'' Eis Peter Parker.

* A jornalista viajou a convite da Sony