O corpo informa. Não há necessidade da palavra quando a gestualidade e os movimentos dos atores em cena são suficientes para construir a dramaturgia de um espetáculo.
A nova montagem da companhia L2, "Rosnando para a Sombra", leva adiante suas pesquisas em torno dessa proposta desenvolvida no curso de Artes Cênicas da UEL. A peça estreia amanhã e sábado, às 20h30, no Teatro Zaqueu de Melo, em Londrina.
Dividida em duas partes, explora elementos de dança e teatro na primeira e aproxima o espectador da linguagem da performance na segunda. "É uma revisão ou síntese de trabalhos anteriores do grupo", diz o diretor Aguinaldo de Souza.
O grupo foi criado em 2005 e já encenou os espetáculos "Silêncio" (2007), "Cicatriz" (2008), "A quem interessar possa" (2009) e "Viés" (2012). É formado por alunos e ex-alunos do curso de Artes Cênicas da UEL, que fazem parte do projeto de pesquisa Treinamento Técnico e Sistematização de Técnicas de Trabalho de Ator.
"A metodologia consiste num modo de trabalho que ajuda os atores a se prepararem para a cena. A ideia é que eles assimilem e reajam aos exercícios propondo uma dramaturgia em seus próprios corpos. É como se engolissem palavras e devolvessem em forma de movimentos", diz o diretor.
A atriz Samara Azevedo conta que o grupo "treina" três horas diariamente. "Procuramos desenvolver habilidades corporais através de maneiras não convencionais e extracotidianas. Durante as atividades, um mesmo movimento é repetido em ritmos, tempos e com sensações diferentes. A partir daí construímos partituras, cenas", explica ela.
O estudo deriva de diversas influências de Aguinaldo como ator, bailarino (ele atuou no Ballet de Londrina) e artista circense (foi trapezista), além de contatos com professores e mestres ao longo de sua carreira. A investigação foi sistematizada no livro "O Corpo Ator", que sai em junho pela editora da UEL (Eduel).
"É um livro didático que resume minhas inquietações desde a época em que era bailarino e já anotava muitas coisas. É o fechamento teórico da pesquisa, enquanto que esse novo espetáculo é uma síntese criativa que revisa cenas passadas", assinala.
Samara lembra que o espetáculo "discute os limites entre dança, teatro e performance" e que o público "não encontrará um roteiro com início, meio e fim". "Tentamos colocar em nossas peças as informações mais atuais adquiridas tanto na universidade como em espetáculos que assistimos fora daqui", assinala.
Agnaldo acrescenta que a cenografia da montagem traz objetos e adereços que confrontam os corpos dos atores. "Há, por exemplo, prendedores de roupas no corpo do ator, que tem de resolver como livrar-se deles", diz. Samara projeta uma perspectiva futura do grupo. "Já fizemos apresentações no interior do Paraná e de São Paulo levando o nome da Universidade e da própria cidade para fora. Seria interessante que ele se profissionalizasse e se tornasse uma companhia de Londrina. Sei que é difícil, mas é uma ideia", projeta.
Além dela, o elenco é formado por Ana Karina Barbieri, Camila Talevi, Caique Lima, Fábio Pimenta, Isabella Amaral Soares, Juliana Galante, Lucas Pinheiro, Lucas Turino, Marco Aurélio Padovez e Mileine Machado. A iluminação do espetáculo é de Camila Rodrigues enquanto que a fotografia e a arte gráfica trazem a assinatura de Isabela Figueiredo.

Serviço:
Espetáculo "Rosnando para a Sombra" com o grupo L2
Quando - Amanhã e sábado às 20h30
Onde - Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413), em Londrina
Ingressos - R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Classificação - Livre