Um dos maiores nomes da música romântica nacional, Amado Batista é a principal atração da ExpoLondrina neste domingo (2). O cantor traz à cidade o show comemorativo aos seus 40 anos de carreira. No repertório, hits que atravessam gerações, como "Amor Perfeito", "Princesa", "Folhas Secas" e "O Pobretão". A apresentação acontece no Recinto de Shows João Milanez e tem início logo após o Festival Sertanejo que começa às 19 horas.

Amado Batista é um dos maiores vendedores de discos no País. Em quatro décadas de carreira musical, contabiliza a impressionante marca de mais de 35 milhões de álbuns vendidos. Mas antes de chegar ao estrelato o cantor teve várias dificuldades. Vindo de uma família muito humilde, Amado nasceu em uma fazenda localizada no pequeno município de Davinópolis, localizado no interior de Goiás. Até os 14 anos, Amado e sua família eram agregados de fazendeiros e trabalhavam na roça. Plantavam de tudo, verduras, frutas e davam uma parte da colheita para os fazendeiros em troca de uma casa para morar.

Na adolescência, o cantor mudou-se para Goiânia. A vida na cidade grande foi difícil, no começo Amado trabalhava como faxineiro em uma loja de camisas, onde aprendeu a pregar botão, coisa que não esqueceu até hoje. Depois ele foi catador de papel de rua. Naquela época, o cantor era muito satirizado pelas pessoas porque não sabia falar direito pois, como tinha morado apenas na roça, realmente era muito caipira. Desde pequeno adorava música, tanto que aos 6 anos ganhou uma gaita de um amigo e nunca mais parou de tocar. Aprendeu a tocar violão com 15 anos, pegava emprestado do seu irmão e tocava para as pessoas na cidade. Era fã de Roberto Carlos, dos cantores da Jovem Guarda e dos Beatles.

Amado Batista:show que divulga o DVD comemorativo dos 40 anos de carreira traz  músicas inéditas
Amado Batista:show que divulga o DVD comemorativo dos 40 anos de carreira traz músicas inéditas | Foto: Divulgação



Sempre sonhando com a música, enquanto trabalhava em uma livraria, juntou todo o dinheiro que tinha (férias, décimo terceiro) e montou uma loja de discos na estação rodoviária de Campinas, bairro de Goiânia, chamada "RC 7". Colocou seu irmão para tomar conta enquanto trabalhava na livraria. Com o dinheiro comprava mais discos. Assim sua loja foi crescendo e foi através dela que Amado conheceu vários artistas e pessoas importantes de gravadoras.
Em 1975, gravou seu primeiro disco pela gravadora Chororó. Foi para São Paulo de carona com Ari Gonçalves, que era famoso como cantor. Também usou o mesmo estúdio do Ari para gravar, mas não obteve sucesso com o disco. Neste mesmo ano conheceu Reginaldo Sodré, compuseram juntos a música "Desisto", o sucesso não poderia vir de outro nome, e Amado tinha certeza que iria dar certo. Daí até conseguir gravar foram vários obstáculos: o dono da gravadora Chororó não acreditava que Amado poderia fazer sucesso com aquela música, afinal o disco anterior foi um desastre. Mas por intermédio de Isis, filha do dono da gravadora, Amado conseguiu gravar e o disco foi um estouro,com mais de 100 mil cópias vendidas.

Como o disco não tinha foto, ninguém sabia quem realmente era Amado. Ele que continuava com sua loja, vendia os seus próprios discos e ninguém o reconhecia, mas faziam filas enormes para comprar o disco. Depois do sucesso do primeiro álbum, as grandes gravadoras começaram a procurar Amado Batista. Ele assinou contrato de quatro anos com a Continental e ganhou um prêmio de disco mais vendido do ano. A gravadora acreditava que o disco venderia 100 mil cópias, mas o novo álbum lançado em 1978 e chamado "Sementes de Amor" vendeu 1 milhão de cópias tendo a música "Amor Perfeito" como carro-chefe.

A partir daí Amado passou a ser conhecido, ia sempre no programa do Chacrinha junto com grandes nomes como Roberto Carlos, Sidney Magal, Jerry Adriani, Giliard, Silvio Brito, Carlos Alexandre e outros. Ganhou cinco discos de platina, todos entregues por Chacrinha. Foi o grande apresentador que lhe entregou o disco de diamante, inventado na época para homenagear Amado, que tinha vendido mais de 1 milhão de cópias.

Atualmente, Amado Batista está divulgando o DVD comemorativo dos 40 anos de carreira, lançado pela Som Livre. Gravado em 2015 em Brasília, no mesmo local onde o cantor ficou apreendido durante o período da ditadura militar, o show conta com diversos clássicos eternizados pelo artista, além de três músicas inéditas: "A Pé na Estrada" (gravada anteriormente por Milionário e José Rico); o axé "Peão de Obra" e "Eu Sou Igualzinho A Você".

SERVIÇO
ExpoLondrina 2017 – Show com Amado Batista
Quando – Domingo (2), a partir das 19 horas
Onde – Parque de Exposições Ney Braga
Quanto – A partir de R$ 25 (1º lote de ingressos)

Fim de semana no parque
A ExpoLondrina 2017 programou uma agenda de shows para agradar toda a família neste final de semana. A balada deste sábado (1) tem como atrações o jovem cantor Gustavo Mioto e a dupla Pedro Paulo & Alex, dona dos hits "Esqueceu do Ex" e "Fama do PPA".

Primeiro artista a se apresentar no grande show deste sábado, a partir das 22 horas, Gustavo Mioto mostrará ao público alguns sucessos. Entre eles "3 da Manhã", "Lembra", "Ela Não Gosta de Mim", além de sua mais recente música de trabalho, "Impressionando os Anjos". Na sequência, será a vez de Pedro Paulo & Alex agitar o público. A dupla que iniciou a carreira tocando em repúblicas de estudantes na cidade de Umuarama mostrará músicas novas e grandes sucessos, como "Fama de Pegador", "Tá Calor, Tá Calor", "Açúcar em Mim", "Do Nada" e "República Pingaiada". A dupla tem como marca registrada a mistura de ritmos diferentes com influências do reggaeton, dance, axé, funk, arroxa, technotrônic e dubstep, entre outros.

Outra atração será o cantor e compositor Mauro Moraes, natural de Uruguaiana, que vai subir ao palco da Casa do Cavalo Crioulo, dentro do Parque Ney Braga, para uma apresentação especial de música gaúcha. Premiado em todos os grandes festivais de música, Mauro conta com 15 CD’s gravados no currículo. Agora em 2017 lança de maneira independente no mercado discográfico o Cd dos Arreios. O show começa às 20h e a entrada para esta atração é gratuita (paga-se somente a entrada ao Parque).

A agenda de domingo (2) tem início às 19 horas, quando acontece o Festival Talentos Sertanejos e o Festival Talentos Kids, evento que contará com a presença do cantor mirim Wagner Barreto, paranaense vencedor do programa The Voice Brasil no ano passado. Na sequência, o cantor Amado Batista interpretará seus maiores sucessos em um espetáculo marcado pelo romantismo.

Promovido pela Sociedade Rural do Paraná, Rede Massa/ TV Cidade, Massa FM Londrina, e Agência ICOMP, o Festival Talentos Sertanejos e o Festival Talentos Kids tem o objetivo de valorizar e incentivar novos talentos musicais e dar visibilidade aos talentos infantis. Nesta edição, de um total de 600 candidatos inscritos foram selecionados seis finalistas na categoria adulto e outros seis talentos infantis para participar da competição. O grande vencedor na categoria adulta terá a oportunidade de cantar no palco principal da ExpoLondrina.(M.R.)