Chuck Berry: guitarrista ia dedicar seu novo disco à mulher Toddy
Chuck Berry: guitarrista ia dedicar seu novo disco à mulher Toddy | Foto: Reprodução



Chuck Berry morreu. Parte do rock and roll, a essência de um gênero que já se transformou tanto desde que o sujeito de 1,87 m, nascido em St. Louis, no Estado norte-americano do Missouri, empunhou a guitarra pela primeira vez, se vai com ele. São duas despedidas de uma só vez - o que torna o adeus ainda mais difícil.

A causa da morte ainda é desconhecida. Berry tinha 90 anos e sua saúde não era das melhores, revelara seu filho, Charles Jr., há alguns meses, à revista Rolling Stone dos Estados Unidos. "O que posso dizer? Ele é um homem de 90 anos de idade", disse o filho. "E, como grande parte dos homens com essa idade, ele tem dias bons e dias ruins. Em um passado não tão distante, ele sofreu com uma pneumonia. Está se recuperando, sim, mas o processo hoje em dia é algo muito mais lento."

A notícia da morte de Berry surgiu no fim da tarde de sábado (18), com um comunicado publicado pela página de Facebook da polícia do município de St. Charles, onde Berry e a mulher, Themetta Berry, moravam, também no Estado de Missouri. Ao chegarem na casa do guitarrista, encontraram-no já sem vida. Os brigadistas tentaram revivê-lo, sem sucesso. Berry foi declarado morto às 13h26. "A família pede por privacidade neste momento de sofrimento", dizia o comunicado, por fim.

(Leia mais sobre a morte de Chuck Berry na edição de segunda-feira (20)