Porções, petiscos, lanches e outras iguarias serão avaliados no concurso
Porções, petiscos, lanches e outras iguarias serão avaliados no concurso | Foto: Shutterstock



A partir de amanhã é dada a largada para a segunda edição do "Cozinha & Sabor", projeto de gastronomia promovido pelo Grupo Folha de Comunicação, que movimentou a cidade no ano passado. Durante os meses de outubro e novembro, portanto, os apreciadores da boa culinária terão a chance de provar pratos e quitutes de vários estabelecimentos de Londrina e região que estão no concurso, votar no seu preferido e, ainda, participar de eventos com profissionais do setor. Mas não para por aí. Além disso, haverá votação para o melhor garçom e concurso para o público em geral que cozinha bem. Todo o regulamento e cronograma podem ser conferidos no site www.cozinhaesabor.com.br.

O festival será dividido em duas etapas principais: a primeira voltada para o concurso "Comida de Buteco", com quitutes tipicamente de bares, e a segunda para o concurso "Festival Gastronômico", com deliciosos pratos de restaurantes. A novidade deste ano é que, para votar no seu preferido, o público precisa baixar o aplicativo "Cozinha & Sabor", disponível no Google Play. Cada login, que será feito via Facebook, vale apenas um voto. O aplicativo também traz um guia (endereço, telefone e cardápio) com mais de cinquenta opções de estabelecimentos espalhados pela cidade.

A votação para o "Comida de Buteco" começa no dia 10 de outubro e encerra no dia 31 de outubro. Já o "Festival Gastronômico" começa no dia 17 de outubro e segue até o dia 7 de novembro. De todos os participantes - tanto de bares quanto restaurantes - os três mais votados irão para a grande final, em novembro, quando um chef de renome nacional vai eleger o campeão. "O anúncio dos vencedores de cada segmento vai ocorrer em grande evento promovido na praça de alimentação do Shopping Boulevard, quando este chef irá, também, realizar uma aula show gratuita para o público presente", explica a coordenadora de projetos Carine Grosko.

Uma das grandes novidades da edição deste ano, que promete ter grande adesão, é o concurso "Cozinha de Domingo", para aqueles que adoram cozinhar e dominam essa arte. "Sempre há um amigo, um parente ou conhecido que faz uma receita que todos gostam. Esta é a chance de mostrar o talento que, muitas vezes, fica restrito ao mais próximos", diz a coordenadora. Os interessados devem preencher ficha que estará disponível no site a partir do dia 10 de outubro e encerra no dia 31 de outubro. Já a votação inicia na semana seguinte. Três receitas serão escolhidas para que uma comissão julgadora formada por colaboradores do Grupo Folha e um chef eleja o vencedor. O nome também será anunciado na grande final em novembro.

Mas nem só os pratos serão votados. Pela primeira vez, os garçons que trabalham nos estabelecimentos participantes do concurso terão a oportunidade de levar o prêmio "O Garçom é a Estrela". Basta clicar na foto que aparecerá no aplicativo e eleger o profissional que mais o agrada no período de 17 de outubro a 11 de novembro. O nome do mais votado também será conhecido no dia do evento final. Em meio a essa grande movimentação dos concursos, haverá uma palestra com um sommelier de vinhos, que, em evento para convidados, vai ensinar como harmonizar a bebida com diversos tipos de pratos.

Festival Cozinha & Sabor
Concurso Comida de Buteco: votação de 10/10 a 31/10
Concurso Festival Gastronômico: votação de 17/10 a 07/11
Concurso O Garçom é a Estrela: votação de 17/10 a 11/11
Concurso Cozinha de Domingo: votação de 01/11 a 15/11
Mais informações: www.concursocozinhaesabor.com.br