Luana Godin: "Eu sempre vivi a arte e amava vivê-la puramente sem medir o futuro"
Luana Godin: "Eu sempre vivi a arte e amava vivê-la puramente sem medir o futuro" | Foto: Luigi Castel/ Divulgação



Nascida em Maringá, mas radicada em Curitiba, Luana Godin, 31 anos, é cantora, compositora, atriz, musicista, professora de teatro e canto. Lançou em setembro o disco "sOLa", seu primeiro álbum solo autoral. Como atriz, participou de mais de 13 montagens de espetáculos teatrais e como cantora e musicista participou de mais de 23 espetáculos. Atualmente está em turnê com o espetáculo musical infantil "Bichos e Buchichos", produzido pela Parabolé Educação e Cultura, que realiza espetáculos artísticos e projetos educacionais. A montagem propõe a experiência de brincar cantando e cantar brincando, por meio de instrumentos típicos da cultura nacional, como a viola, a caixa de folia e o pandeiro, e outros objetos sonoros divertidos. No repertório estão cantigas e parlendas tradicionais de várias partes do Brasil.

O que você mais gostava de fazer na escola quando criança?
Gostava da coletividade, de brincar com os amigos no recreio, de subir em árvore, de descobrir novas coisas todos os dias.

Qual a melhor lembrança desse período de escola?
Dos amigos que fiz e que até hoje tenho contato, de fazer o espetáculo teatral de fim de ano e ser a diretora e criadora do grupo e, oh, de brincar.

Havia alguma matéria que gostava mais? E qual era a que gostava menos?
Sim, História e Artes, claro...hum, gostava de todas, mas tinha uma pulga atrás da orelha com Biologia.

Suas notas eram boas?
Sim. Algumas excelentes e muitas medianas.

O que você gostava de comer na hora do recreio?
Um suco e um pão bem recheado. Mas amava sexta-feira, pois podia comer pizza!

Você já ficou de castigo ou levou bronca do professor alguma vez? Como foi?
Tinha uma garota que destratava todas as outras e um dia mostrei pra ela uma gingada de capoeira, mas foi só pra assustar (risos). Não encostei nela, pois na roda de capoeira, você só mostra pro outro a hora de ele parar e não precisa nem relar.

Como começou na música?
Comecei criancinha, ouvindo o piano de minha mãe. Aos seis anos comecei a cantar em um coral.

Já gostava de cantar quando criança? E de compor?
Quando eu tinha 4 anos cantava e imitava apresentadoras de programas musicais. Dos cinco aos sete anos, gravava as músicas em fitas cassete, mas não anotava as letras.

Quais eram suas bandas ou cantores favoritos nessa época?
Na época eram Milton Nascimento, Elis Regina, Caetano Veloso, Tom Jobim e os discos infantis de Chico Buarque e Vinícius de Morais. E como apresentadora de TV, a Xuxa, afinal, minha infância foi na década de oitenta. Aos 9 anos gostava de imitar a Daniela Mercury e a Fafá de Belém.

Quando criança, imaginava que teria essa profissão?
Eu sempre vivi a arte e amava vivê-la puramente sem medir o futuro. Às vezes, quando um adulto me perguntava, eu dizia que seria médica, pois curtia ver os livros de medicina do meu pai. Mas sempre soube que queria ser um guia de alegria, luz e cura e, por isto, sempre mantive a música ativa na minha vida.