O quadrinho paranaense vive um bom momento. Nunca tantos autores e produções daqui ganharam destaque Brasil afora e mantiveram a regularidade de publicações como agora. As evidências estão aí, nas lojas especializadas, nos eventos e lançamentos de independentes, e também no Troféu HQMix, a principal premiação da nona arte no Brasil, que neste ano conseguiu ultrapassar a rodovia Régis Bittencourt e conta com 12 indicações paranaenses, um recorde para a arte sequencial de nosso Estado. De quebra, o homenageado da vez é o pesquisador e desenhista Claudio Seto, paulista radicado em Curitiba já há bastante tempo.
O Troféu HQMix foi criado em 1988, pelo então editor Gualberto Costa, hoje dono da HQMix Livraria, reduto obrigatório para fãs da nona arte em São Paulo, e pelo cartunista JAL. De lá pra cá, ganhou notoriedade, superou o Prêmio Ângelo Agostini, outra premiação do quadrinho nacional, e pode ser considerado o mais importante do setor no Brasil atualmente.
Os quadrinhistas Leonardo Melo e André Caliman, que em Curitiba organizam mensalmente o encontro de interessados por arte gráfica denominado ''Pow-Pin-Buf!'' em um bar da Capital, estão presentes em três indicações. Leonardo concorre na categoria ''Roteirista Revelação'' e André em ''Site de Autor'', com o endereço www.andrecaliman.com. A dupla também pode faturar junta o prêmio de ''Publicação Independente de Grupo'', com a quarta edição de ''Quadrinhópole'', que, se ainda não mantém o mesmo nível de qualidade de uma para outra, pelo menos tem sido lançada com regularidade.
Quem também concorre como melhor ''Site de Autor'' é o curitibano José Aguiar, um dos que não se cansam em colocar em evidência os trabalhos paranaenses em seu endereço virtual, o www.joseaguiar.com.br. Apesar de seu nome não constar oficialmente na lista, o artista também concorre em ''Exposição'', com ''Viajando em Quadrinhos pela França e Alemanha'', em Icaraí (RJ); e em ''Evento'', com os 25 anos da Gibiteca de Curitiba. Aguiar foi atuante em ambos os eventos e só não tem entre os indicados seu mais novo trabalho, ''Quadrinhofilia'', porque foi publicado este ano e a premiação envolve o material lançado entre janeiro e dezembro de 2007.
A lista de paranaenses engorda com o humor do cartunista Benett, em ''Salmonelas'', que concorre a melhor ''Tira Nacional'', e a indicação de ''Site Sobre Quadrinhos'', com a presença do www.bigorna.net, tocado pelos londrinenses Eloyr Pacheco e Humberto Yashima. O consagrado traço de Solda não compete, mas suas críticas bem-humoradas e interessantes notas do cotidiano do blog cartunistasolda.blogspot.com estão no rol de indicados em ''Blog/Flog de Artista Gráfico''.
O cartunista da Folha, Marco Jacobsen, curte um pouco mais do sucesso de seu álbum de coletâneas e trabalhos inéditos, ''Confesso'', apontado entre os melhores na categoria ''Publicação de Cartuns''. O ilustrador Paixão também foi lembrado em ''Chargista'' e os quadrinhistas Plínio e Antônio Éder, que atualmente adaptam uma radionovela para a nona arte em ''Dinossauro do Amazonas'', buscam o troféu de ''Publicação Independente de Autor''.
Resta agora torcer para que os representantes paranaenses saiam vitoriosos no dia 23 de julho, quando a festa de entrega dos troféus acontece no Sesc Pompéia, em São Paulo. E ainda dá tempo de votar: a cédula não é nada prática mas basta ver os indicados no site www.hqmix.com.br e enviar os preferidos para o e-mail do mesmo, até o dia 10 de julho.