O Museu Paranaense lançou no dia 19 de dezembro cinco livros das coleções "Teses do Museu Paranaense" e "Histórias do Paraná". As obras estão disponíveis gratuitamente para download em formato pdf no site do museu. Outros cinco títulos anteriores da coleção "Histórias do Paraná" também foram disponibilizadas no mesmo formato.

O livro "Vulnerabilidade, resiliência e cultura: comunidades quilombolas no Paraná e o Varzeão", de Jurandir Souza, faz parte da coleção Teses do Museu Paranaense e fala sobre as comunidades de descendentes negros no Paraná. No livro é retratada a história e as condições atuais da comunidade Varzeão, localizada no município de Dr. Ulysses, interior do Estado.

Histórias do Paraná
Organizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Museu Paranaense, a coleção "Histórias do Paraná" apresenta quatro novos títulos: "O Macabeu: imigração e identidade judaica no Paraná", de Michel Ehrlich; "Entre sapatos e livros: a trajetória de um sapateiro na militância comunista em Paranaguá/PR - 1935 a 1964", de Thiago Possiede; "Política entre razão e sentimentos: a militância dos comunistas no Paraná 1945-1947", de Cláudia Monteiro; "Imaginário da formação do IV Reich: América Latina após a 2ª Guerra Mundial", de Marcos Meinerz.

Outros títulos
Também pertencentes à coleção Histórias do Paraná, os livros "Cultura e Educação no Paraná", de Etelvina Maria de Castro Trindade e Maria Luiza Andreazza; "Paraná: Ocupação do território, população e migrações", de Sérgio Odilon Nadalin; "Paraná: Política e governo", de Marion Brepohl de Magalhães; "Urbanização e industrialização no Paraná", de Dennison de Oliveira e "Vida material vida econômica", de Carlos Roberto Antunes dos Santos foram adicionados ao site do Museu Paranaense e podem ser consultados e baixados no formato pdf.

Serviço
Livros das coleções Teses do Museu Paranaense e Histórias do Paraná
Disponíveis em: www.museuparanaense.pr.gov.br
Download gratuito em pdf