A MTV Brasil teve sua primeira incursão no terreno da teledramaturgia com a estreia da série "A Menina Sem Qualidades" no último dia 27. Baseada em um livro da escritora alemã Juli Zeh, sua história central ilustra um universo cruel protagonizado por dois jovens "outsiders" em um colégio particular de classe média-alta. Na trama, Ana, uma adolescente introspectiva com inteligência acima do normal, interpretada por Bianca Comparato, se apaixona pelo manipulador Alex, de Rodrigo Pandolfo. E por isso aceita participar de uma brincadeira perversa criada por ele, em que ela tem de seduzir seu professor de Literatura e Espanhol, o argentino Tristán, vivido por Javier Drolas. O rapaz grava o encontro da aluna com o professor e assim começa a fazer chantagem e controlar a vida dos dois.
Sob o olhar de Felipe Hirsch, oriundo do teatro, a produção ressalta o realismo sem apelar para o óbvio. Em uma das sequências do primeiro episódio, Ana está no ginásio de natação da escola e três outros adolescentes aparecem e a atacam gratuitamente. A violência crua e explícita é suavizada com um enquadramento distante e uma trilha sonora que se sobrepõe ao áudio dos personagens – abafa os gritos de dor da menina.
A escolha de Bianca Comparato para o papel principal da série se mostrou um acerto. Conhecida por participações em novelas e séries, mais recentemente pôde ser assistida na pele da órfã Betânia no folhetim "Avenida Brasil", da Globo, a atriz deu um tom interessante ao seu novo papel. Seus profundos conflitos internos, Ana demonstra em nuances sutis de expressão.
Como é produzida por uma emissora focada na indústria musical, a trilha sonora da série aparece constantemente em primeiro plano na trama. Seja através da protagonista, que tem como hábito correr ouvindo música, ou para caracterizar algum dos personagens em cena. Podendo se destacar o alternativo rock indie como o estilo referencial da produção.
Mirando nos jovens, mas com conteúdo para atrair público de todas as idades, "A Menina Sem Qualidades" foi uma aposta arriscada da MTV. Mas que tem tudo para dar certo, desde que mantenha em seus próximos capítulos – ao total são 12 episódios de trinta minutos cada – a mesma qualidade de seu primeiro.