Oficinas no setor de Ação Educativa, danças performativas, apresentação musical, visitação guiada e oito exposições em cartaz são as atrações do Museu Oscar Niemeyer neste domingo (6), com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria até às 17h30.

Amazonense radicado no Paraná, Sergio Moura participa do projeto Artistas do Acervo que, a cada dois meses, expõe obras e um audiovisual de um artista convidado. Moura ministra oficinas de construção de pipas às 14 horas, 15h15 e 16h30, no setor de Ação Educativa, no subsolo do prédio.

Com diversas exposições individuais e coletivas no currículo, e obras em acervos como o da Pinacoteca do Estado do Amazonas, ele defende a tese de que o artista tem de ser um ativista social. "Artistas do século 21 deveriam ser mais ativistas, atuando como agentes interventores da realidade, pois a arte é ferramenta poderosa de transformação", diz.

Entre as 14 horas e 16h30, serão realizadas quatro apresentações de danças, todas com curadoria de Rosemeri Rocha. Às 14 horas, haverá performances em diálogo com a projeção de vídeos na Sala 7, no primeiro andar. A partir das 15 horas, ocorrem também ações performativas em frente à Sala 7. Já às 16 horas, as atividades são no estacionamento do MON, a céu aberto. E às 16h30 é a vez de improvisos de dança no chão de vidro, no vão livre.

A arte-educadora Telma Richter vai conduzir duas visitas mediadas, às 11 horas e às 15h30, à exposição "Poty, de todos nós". O Grupo Chorudito apresenta o seu repertório instrumental no primeiro andar, a partir das 14h15. Há a opção de conferir mostras em cartaz, entre as quais "1911-2011 Arte brasileira e depois, na Coleção Itaú", "A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção", "Sérgio Camargo: Percurso escultórico", "Jorge Zalszupin: Arquitetura, design e reedição", "Antanas Sutkus: um olhar livre", "Os Caprichos", de Goya e "Mulheres no Acervo MON".