‘Pretérito Imperfeito’: espetáculo da Mimulus Cia de Dança traz à cena poesia e memória
‘Pretérito Imperfeito’: espetáculo da Mimulus Cia de Dança traz à cena poesia e memória | Foto: Guto Muniz/ Divulgação



Na mitologia grega, a musa da dança Terpsícore é fruto da união de Zeus com Mnemosine, a deusa da memória. Partindo deste princípio, o grupo mineiro Mimulus Cia de Dança fez um mergulho nas próprias lembranças acumuladas em mais de duas décadas de trajetória para criar o espetáculo "Pretérito Imperfeito". Na montagem que será apresentada nesta terça-feira, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, dentro da programação do 15º Festival de Dança de Londrina, o público é convidado a embarcar numa viagem ao passado conduzida pelo grupo mineiro que se tornou referência na fusão entre dança de salão e dança contemporânea.

Pretérito imperfeito é o tempo verbal utilizado para fatos passados que não foram concluídos e que, portanto, se mantém em aberto no espaço da memória. É por este universo intangível e poético que a Mimulus Cia de Dança conduz os espectadores, fazendo um convite a refletir sobre o quanto de nossas lembranças, dos nossos pretéritos não concluídos, fazem parte de nós e modifica a realidade presente? Que janelas de outros tempos são essas que se abrem e iluminam os novos caminhos?

Além da referência mitológica que coloca a dança como filha da memória, o espetáculo teve como inspiração a leitura do livro "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes", do filósofo francês Andre Comte-Sponville. Uma das virtudes citadas pelo escritor é justamente a fidelidade que está ligada à memória, à nossa história e a de nossos antepassados.

Partindo destes dois conceitos, a companhia mineira resgatou trechos coreográficos e antigas peças do figurino para apresentar suas memórias e lembranças, depois de muito investigar e refletir sobre os seus mais de vinte anos de vida. Laboratórios de poesia e de música erudita brasileira contribuíram para que o diretor artístico Jomar Mesquita harmonizasse a trilha sonora, a fala, cenário e luz às pesquisas corporais desenvolvidas em conjunto pelos bailarinos. A trilha sonora é composta por músicas instrumentais brasileiras, indo do erudito ao popular através de composições centenárias assinadas por Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Ary Barroso e Villa Lobos, entre outros.

O cenário é composto por metrônomos, ampulhetas, relógios, álbuns de retratos e outros objetos usados para indicar a passagem do tempo. No palco, oito bailarinos apresentam coreografias que passeiam por diferentes estilos e ambientes, incluindo saraus familiares aos tradicionais bailes sociais. O público participa e alimenta o espetáculo compartilhando o que jamais irá esquecer, em pequenos pedaços de papel, bilhetinhos que são incorporados à cena. O espetáculo já recebeu dois prêmios Copasa/Sinparc de Artes Cênicas, em 2015: Melhor Cenário e Melhor Figurino. Com sede em Belo Horizonte, a Mimulus Cia de Dança foi fundada na década de 1990.

O 15º Festival de Dança de Londrina conta com apoio do Grupo Folha de Comunicação.

Serviço:
Pretérito Imperfeito, com Mimulus Cia de Dança
Quando – Terça-feira (10), às 20h30
Onde – Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Quanto – R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)