São Paulo - ''Diga o que é necessário para eu estar no filme, que eu faço.'' Foi dessa maneira que Zac Efron chegou ao diretor Scott Hicks (''Shine - Brilhante''), do longa ''Um Homem de Sorte'' - em cartaz a partir de hoje nos cinemas. Tanta vontade de participar do longa tinha um propósito: o ator, que ficou conhecido em todo o mundo por meio da bem-sucedida franquia ''High School Musical'', queria, enfim, ter a chance de interpretar um papel mais maduro.
No filme, baseado em um romance de sucesso de Nicholas Sparks, Efron dá vida a Logan, um soldado norte-americano no Iraque. ''Sabia que seria um desafio encarar esse papel. Além de tomar conhecimento das experiências vividas pelos militares que vão e voltam do Iraque, o personagem exigiu também bastante de mim fisicamente '', disse Efron a um grupo de jornalistas estrangeiros, em Los Angeles (EUA).
Além de conversar com soldados de verdade, o ator intensificou os treinos na academia. Resultado: ganhou 8 kg de massa muscular. ''Durante semanas, só ingeria frango e tinha vontade de comer a toda hora. Chegou um momento em que nem sentia o gosto dos alimentos mais'', confessa.
Se, nos primeiros minutos, ''Um Homem de Sorte'' pode soar como uma nova versão de ''Guerra ao Terror'' (2008), longa vencedor do Oscar que narra os dramas psicológicos de militares americanos no Iraque, logo assume as feições características dos romances, para lá de melosos, de Sparks. Ou seja, assim como nas versões para o cinema de ''Querido John'' (2010) ou ''Diário de uma Paixão'' (2004), a trama se baseia em um lindo romance e em reviravoltas que indicam, a princípio, que o casal não poderá ficar junto no final. Tudo isso, claro, por meio de cenas que têm o objetivo de fazer o espectador chorar.
Em ''Um Homem de Sorte'', Logan encontra, no meio de escombros no Iraque, uma foto de uma bela loira, com uma mensagem atrás: ''Se cuida''. Ele a guarda e, após se salvar de uma explosão e de um ataque de insurgentes que matam alguns de seus companheiros, retorna aos EUA. E decide ir atrás da jovem da fotografia.
''A trama me chamou a atenção, pois mostra o encontro de pessoas que nunca se viram e que se apaixonam, independentemente do que viveram até aquele momento'', finaliza Efron.