Diversos alunos de dança, de 5 a 20 anos de idade, sobem hoje e amanhã, às 19h30, no palco do Teatro Banestado de Maringá, para fazer tudo o que querem. Eles criaram as coreografias, escolheram as músicas, reformaram as fantasias e trocaram de papéis com os colegas. É o espetáculo ‘‘Jovens Talentos’’ orientado pela bailarina e coreógrafa Flor Duarte, que tem como principal objetivo liberar a criatividade dos alunos.
‘‘Durante seus estudos de dança eles vão ficando com vontade de fazer coisas maiores do que o solicitado pelos professores. Então, este espetáculo é uma oportunidade para eles fazerem tudo o que sentem vontade de fazer durante o ano’’, explica a diretora do balé, Flor Duarte.
Além do estímulo à criatividade, outro ponto importante da apresentação é a solidariedade. Todos se ajudam nas suas funções e a maioria adora trabalhar em equipe, reformando trajes de outras apresentações, preparando as coreografias, dirigindo os bailarinos. ‘‘Procuro interferir o mínimo no trabalho deles. Só oriento no que for preciso’’, diz Flor Duarte. Ela conta que os alunos curtem muito a montagem do espetáculo. ‘‘Se uma música que foi dançada por um colega despertou a vontade em outros, ou alguém ficou com uma música que um colega queria em outras montagens, agora é a hora de todos se realizarem.’
No programa tem cenas de teatro, balé clássico, sapateado e dança moderna. E o gosto musical dos alunos é bem eclético. Tem desde Vivaldi, Debussy, passa pelo tema do filme Titanic (‘‘My Hearth Will Go On’’) e vai até as canções da novela Chiquititas. ‘‘Eles que escolheram. É tudo muito divertido’’, diz Flor Duarte. Ela avisa que o ingresso custa somente R$ 1,00 porque mesmo sendo o resultado de muitos talentos e de criatividade ‘‘é um espetáculo amador e de experimentação que deve ser encarado como tal’’.