Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Um bicho para cada letra
| Foto: Imagens: Reprodução



O pato pancada pulou na panela pelando e perdeu as penas da pata.
A brincadeira é simples. Basta construir uma frase utilizando palavras que começam com uma mesma letra. É só escolher a letra e inventar a frase. Pode ser uma frase maluca, não tem nenhum problema.
Para complicar as coisas, basta provocar um nó na língua de quem tentar pronunciar a frase. Algo como: a aranha arranha a rã, mas a rã não arranha a aranha.
Em "Bichodário", a escritora paulista Telma Guimarães brinca com trava-línguas para apresentar o alfabeto às crianças em fase de alfabetização.
Reeditado pela editora FTD com ilustrações de Marcelo Cipis, o livro relembra as antigas cartilhas de alfabetização com lendárias frases como "a barriga do bebê" ou "o vovô viu a uva".
A obra apresenta as 26 letras do alfabeto latino através de trava-línguas com animais. Exemplo: "Que nome de bicho inicia com B? Um boi bravo, um bando de búfalos, uma baleia bonita!"
A brincadeira fica difícil quando a autora precisa revelar animais que começam com as letras "k", "w", "x" e "y". A solução aparece em bichos como o kiwi, o wombat, o ximango, e o yak.
Para apresentar os animais pouco conhecidos, a obra traz um glossário com alguns dos animais citados. Kiwi, por exemplo, não é apenas uma fruta verdinha por dentro e peludinha por fora, é também uma ave que habita as florestas da Nova Zelândia.
No abecedário criado por Telma Guimarães há altos e baixos. Em alguns momentos as frases são bem resolvidas, quase literárias. Em outros momentos apenas cumprem a função pedagógica básica. A presença do humor nas trava-línguas, um elemento propício para potencializar a brincadeira, é deixada de lado. Aparece apenas nas ilustrações de Marcelo Cipis.
A brincadeira continua simples. Como um cão cansado que caiu da capota de um carro que corria de uma cobra-coral careca de cabeça cortada.

Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Um bicho para cada letra



Serviço:
"Bichodário"
Autor – Telma Guimarães
Ilustrações – Marcelo Cipis
Editora – FTD
Páginas – 48
Quanto – R$ 39