Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Poética da brincadeira



Alguns mágicos costumam retirar coelhos da cartola. Outros costumam tirar revoadas de pombos. Mas existe apenas um, em todo o mundo, que costuma inverter a lógica. Ele não se empenha em tirar coisas da cartola. Seu grande trabalho consiste em fazer as coisas desapareceram dentro dela.
Esse mirabolante mágico não pode ser encontrado em palcos ou em filmes. Muito menos no youtube. O sujeito aparece apenas nas páginas de "Balaio de Gato", novo livro do escritor londrinense Carlos Alberto Francovig Filho.
Trata-se de um mágico que só existe no universo poético: "O mágico / fez uma mágica / danada de maluca / na cartola da cuca / sumiu com a peruca."
Lançado pela editora Atrito Arte com ilustrações de Daniela Stegmann e Joana Stegmann Werner, a obra traz poemas para crianças criados por Carlos Francovig ao longo de três décadas. Nomeados de "poemas lúdicos", os versos oferecem toques sobre a potência da imaginação. Versos que recheiam um balaio repleto de gatos, elefantes, peixes, passarinhos, sacis e outras coisas mais. Algo como perceber alguma coisa diferente no mundo usual e se divertir com essa percepção. Algo como uma coleção de situações inusitadas que surgem a partir do surpreendente.
Em "Balaio de Gato", aparecem coisas como um sujeito pequeno, magro, narigudo e um ótimo devorador de biscoitos. Surge uma nuvem no céu, no formato de um ratinho, capaz de afugentar outras nuvens em forma de elefante. Aparecem formigas que, nas madrugadas e disfarçadas de dedos humanos, invadem os potes de doces – o contrário também deve ser levado em consideração: dedos disfarçados de formigas. E até um rato que acha que seu pai é um pato.
A obra é um convite às crianças adentrarem no mundo mágico das palavras. Aquele lugar em que as palavras dizem mais do que geralmente dizem nas ações do cotidiano. Aquele lugar onde ainda existe a brincadeira do verbo.

Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Poética da brincadeira



Serviço:
"Balaio de Gato – Poemas Lúdicos"
Autor – Carlos Alberto Francovig Filho
Ilustrações – Daniela Stegmann e Joana Stegmann Werner
Editora – Atrito Arte
Páginas – 72 páginas
Quanto – R$ 20
Patrocínio – Promic